6 tendências do setor de sorvetes para você se inspirar
Nathália Royo,
Especialista em inteligência de mercado na Galunion
Publicado em Agosto de 2021
Nos dias 7 e 8 de julho, a Galunion participou do CLASH Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados 2021, organizado pela ABIS – Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes, falando sobre o Mapa da Prosperidade.
Como base para os diversos casos de aplicação do Mapa da Prosperidade mostrados, apresentamos também tendências em alimentação do Galunion Food Trends Report 2021 e uma seleção de 6 tendências atuais do setor de sorvetes, que vamos apresentar em mais detalhes abaixo.
Better-for-you
“Better-for-you” é um novo conceito de saudável e saudabilidade, que se preocupa em garantir para o consumidor uma experiência positiva, que seja ao mesmo tempo boa para sua saúde, saborosa e indulgente.
Essa tendência aparece de diversas formas, muitas vezes como outras tendências derivadas, no uso de ingredientes que melhoram o sistema imunológico, produtos com menos açucar, melhores valores nutricionais, produtos com benefícios adicionais, uso de insumos naturais / artesanais, redução de calorias…entre outros.
Algumas marcas têm traduzido essa tendência como “bom e que traz felicidade”, incluindo também a preocupação com a saúde mental.
Sorvete da Halo Top (Estados Unidos),
com comunicação clara sobre calorias e indicando ser boa fonte de proteínas.
Imagem: @halotopcreamery
Sorvete da Ben & Jerry’s (Estados Unidos),
com comunicação clara sobre calorias.
Imagem: benjerry.com
Sem leite
Essa é uma tendência que não para de ganhar força e que aparece cada vez mais tanto nos sorvetes artesanais como nos industrializados.
Interessante notar que os produtos sem leite não são atrativos apenas para alérgicos ou intolerantes à substância, pois muitos consumidores percebem produtos feitos sem derivados de leite como mais saudáveis.
Sorvetes sem leite na Bacio di Latte (Brasil)
Foto: baciodilatte.com.br
Clean Label
Clean label significa que o produto usa poucos e conhecidos ingredientes, sem insumos artificiais que o consumidor não entenda.
Está muito ligada à tendência better-for-you, mencionada anteriormente, pois os produtos clean label costumam usar ingredientes naturais.
Algumas marcas têm deixado claro na embalagem a quantidade de ingredientes em cada produto, reforçando na sua comunicação com o consumidor o uso de ingredientes 100% naturais.
Embalagem do sorvete de Menta com Chips de Chocolate da Pink Albatroz (Espanha),
que diz “Feito com ingredientes que você consegue desenhar”.
Fotos: pinkalbatross.com
Customização
Tendência global há algum tempo; parte experiência única, parte indulgência e parte alimentação personalizada para saúde e bem-estar.
O Galunion Food Trends Report 2021 mostra como a personalização de alimentos pode estar ligada à necessidade de comer melhor e de forma mais saudável, de acordo com o que faz bem para cada indivíduo.
Customização também é uma maneira de gerar maior indulgência, ao adicionar camadas, texturas, toppings e recheios.
Finalmente, o processo de customizar o produto é parte importante da experiência do consumidor, com grande potencial de criar diferenciação no mercado.
Criações customizáveis da Dona Nuvem, São Paulo
Foto: @donanuvemoficial
Combinações de sabores
Combinações inesperadas de sabores chamam a atenção do consumidor e podem trazer apelos diferentes, desde saudabilidade, passando por sofisticação até maior indulgência.
Especial destaque para combinações doce/salgado e cross-categoria, que aparecem com grande recorrência. Essa última, além de trazer uma experiência inusitada, agrega também à confiabilidade do produto, ao associar o mesmo a marcas reconhecidas pelo consumidor.
Sorvete com mistura de sabores de reconhecidos
produtos de varejo da Breyers (Estados Unidos)
Foto: breyers.com
Sabores Cerveja com Chocolate e Morango Balsâmico da Frida e Mina
(São Paulo, Brasil) como exemplos de cross-categoria e doce/salgado.
Foto: @fridaemina
Sabores globais
O uso de sabores e ingredientes globais tem sido uma forma diferente e inovadora de “viajar” nos tempos de pandemia; atraindo consumidores pela experiência e curiosidade.
Esta tendência está muitas vezes ligada à tendência de Combinação de Sabores, pois os ingredientes globais podem aparecem em formatos híbridos, cross-categoria ou fazer parte da combinação entre sabores doces e salgados.
Sorvete “Shroom of Doom” (Caramel-Chocolate-Shiitake) da Dipdipdip ice cream (Austin, TX, Estados Unidos),
que oferece sorvetes com ingredientes e sabores japoneses. Nesse exemplo, trabalhando também as combinações cross-categoria e doce/salgado. Fonte: facebook.com/dipdipdipicecream
Outros exemplos
Sorbet “Vegan Gin Punch” vegano, sem glúten, clean label,
de sabor cross-categoria com gin, da Van Leeuwen (Estados Unidos)
Foto: @vanleeuwenicecream
Sorvete “Goat Cheese with Red Cherries” sem glúten, clean label, de sabor cross-categoria com queijo
de cabra e cerejas vermelhas, da Jeni’s Splendid Ice Cream (Estados Unidos)
Foto: shop.jenis.com
Sorvete “Coffee cookie Crunch” com comunicação de calorias, carboidratos,
açucar e fibras na embalagem, de sabor cross-categoria com café e cookies, da Breyers (Estados Unidos)
Foto: breyers.com
Referências:
- Where next for ice cream? ‘Frozen treat brands will need to speak to indulgences differently’, Food navigator-usa.com, 02jun2021 (Where next for ice cream? ‘Frozen treat brands will need to speak to indulgences differently’ (foodnavigator-usa.com))
- Ice trends 2021, Yumda.com/em/News, 24fev2021
- New ice cream trends emerge but flavour stil king, Novotaste, 23mar2021
- “Flavor Mashups” crowned as Innova Market Insights’ Top Flavor Trend for 2021, CNS Media, 28abr2021
- Ice Cream Flavor Trends for 2021, Kerry Digest, 12abr2021
- Halo Top (halotop.com)
- Bacio di Latte (baciodilatte.com.br)
- Dona Nuvem (@donanuvemoficial)
- Dipdipdip ice cream (dipdipdip-icecream.com)
- Breyers (breyers.com)
- Pink Albatross (pinkalbatross.com)
- Van Leeuwen (vanleeuwenicecream.com)
- Jeni’s Splendid Ice Cream (jenis.com)
- Ben & Jerry’s (benjerry.com)