GALUNION – Consultoria em Foodservice

3 tendências para aplicar em seu restaurante durante a pandemia

 

Paula Su
Food Designer da Galunion

bolo

Todos nós sabemos o quanto a pandemia tem feito o mundo se transformar um pouco mais rápido do que imaginávamos. Isso certamente fez com que diversas atividades do no nosso dia-a-dia fossem repensadas: a maneira na qual nos relacionamos, consumimos, aprendemos, planejamos o dia, gerimos os negócios ou decidimos o que comer. O que estávamos acostumados a fazer quase que em modo automático teve que ser readequado, reaprendido ou reforçado… e muitas vezes de última hora!

Neste cenário onde a mudança gera incerteza sobre escolhas que antes já estavam determinadas, a busca por alternativas que tragam a sensação de controle ajuda a combater o estresse, a ansiedade, o medo, o cansaço, o tédio e a falta de liberdade que a covid-19 impôs sobre a vida das pessoas. No caso da alimentação em particular podemos observar como algumas tendências que já estavam em curso trouxeram propostas que se conectam com a necessidade atual do consumidor de controlar e cuidar da saúde, higiene, limpeza e bem-estar.

Como o foodservice pode atender esse tipo de demanda? Trouxemos aqui 3 tendências do Galunion Food Report Trends e como ela pode ser aplicada! Veja qual delas se adequa melhor ao seu conceito e forma de operar:

1. Traga itens no cardápio que tragam benefício para saúde física ou mental

A palavra de ordem durante esse período onde enfrentamos a pandemia é saúde! Portanto, o cuidado com corpo e mente ganham nova relevância no combate à covid-19. Os negócios de foodservice podem trazer atratividade para seus cardápios ao adicionar superalimentos ou superfoods, isto é, ingredientes que possuem benefícios ativos naturalmente para o organismo humano. Use a criatividade para compor com esses ingredientes! O kimchi, um fermentado de vegetais que usa a acelga como base pode tanto ser um acompanhamento étnico da culinária coreana quanto um molho picante e cheio de sabor dentro de um sanduíche. E como ele traz benefícios para a saúde intestinal, não se esqueça de comunicar os consumidores sobre essas informações.

Uma outra forma de cuidar da saúde é olhar como as pessoas estão emocionalmente. Ansiedade e estresse são condições que prejudicam o bem-estar e que podem ser ofertadas no foodservice no formato de bebidas quentes ou geladas relaxantes: além do maracujá que tem a fama de calmante, outros ingredientes surgem com propriedades relaxantes como o chá verde ou o capim-santo. Experimente também explorar esses ingredientes em outros preparos como sobremesas, acompanhamentos e no prato principal!

Considere que o bem-estar também pode ser atingido quando falamos de prazer! Itens do cardápio que promovam sensação de comfort food, de indulgência extrema ou tragam sabores inusitados podem se tornar muito atrativos.

2. Inclua no seu menu opções de alimentos que possam abranger todos os estilos de vida: de flexitarianos a veganos.

Calma, não é para sair mudando completamente o seu conceito e todos os itens tem que ser assim. Sabemos que o movimento de redução do consumo de proteínas de origem animal vem ganhando cada vez mais força. 

A ideia é ter mais ofertas para esse público, abrangendo assim um número maior de paladares e estilos de vida.  

A inclusão ou adaptação de itens que tragam vegetais ao centro ou alguma alternativa às proteínas de origem animal podem ajudar um flexitariano ou mesmo um vegano a considerar seu restaurante. Isso vale também para cafeterias e docerias que oferecem alternativas para todo tipo de estilo de vida e também de dietas. Algumas padarias já oferecem pães sem glúten para os intolerantes, mas a oportunidade cresce mais ainda quando além dos sabores tradicionais existem versões sem lactose (com uso de leite vegetal) ou até sem ovos! Destacar-se no mundo físico e digital está cada dia mais importante, ainda mais quando falamos de pedidos feitos no delivery, que enfrentam uma concorrência maior e mais acirrada nos aplicativos de terceiros ou marketplaces.

3. Facilite o consumo do seu produto através de canais diferentes de venda

Para atender consumidores que tem como principal preocupação a saúde, higiene e limpeza sabemos que tanto cozinha quanto salão precisam seguir as medidas preventivas de higiene à risca para evitar o contágio. Porém… seu conceito possui mais canais de venda além do presencial? Já sabemos que o delivery veio para ficar, mas esse não é o único canal existente! Afinal existe a retirada ou take away, o grab’n go, a entrega agendada, assinaturas, entrega imediata… Esses outros canais podem atender uma gama diferentes de consumidores.

Para isso seu negócio tem que estar pronto para trazer a melhor experiência em cada canal de venda. Algumas dark kitchens permitem a retirada no local, mas será que o cliente tem uma boa experiência neste contato com a marca? Faça uma avaliação para saber qual é a forma adequada de atender seu cliente dentro ou fora do seu estabelecimento. Um exemplo interessante é o caso do chef Tsuyoshi Murakami que comanda o restaurante Murakami: o delivery não deu certo com ele. Com perfil de alta gastronomia, a oferta do chef perdia qualidade quando a entrega era terceirizada. Porém, quando é feita a retirada ou take away, o próprio cliente se encarrega de cuidar para que todos os ingredientes e pratos cheguem da melhor forma possível na sua casa. Detalhes simples como estes fazem a diferença na hora de criar boas experiências e relacionamento com seu consumidor.

Veja mais tendências e como elas são aplicadas no Galunion Food Trends Report 2021!

O material traz as principais tendências (nacionais e internacional) da alimentação com evidências e exemplos para inspirar, dar insights e gerar ideias! Clique na imagem para fazer o download!