Para refletir: o que o meme "cringe" mostra sobre a geração Z e a razão pela qual você deve estar atento ao que essa geração pensa.
Gabrielly Leite,
Produtora de conteúdo digital na Galunion
Nos últimos meses, a palavra ‘cringe’ vem sendo utilizada pelos nativos digitais para expor suas visões e opiniões sobre pessoas, comportamentos, e tudo aquilo que vira pauta nas redes sociais. Se você ainda não está ligado nesta palavra e na proporção que ela tomou nos últimos dias, fique por aqui!
O assunto chegou aos trending topics do Twitter, quando uma usuária da plataforma perguntou o que os jovens da geração Z (nascidos entre 1995 – 2010) achavam “mais vergonhoso” nos Millennials (nascidos entre 1980 – 1994); o tweet viralizou e depois disso, levou pouco tempo para toda a internet falar sobre.
A este ponto, se você estiver se perguntando: o que o meu negócio em foodservice tem a ver com o que a geração Z acha ‘cringe’? Continue lendo, vamos chegar neste ponto.
Vivemos na era digital, e as marcas (tanto empresas como influencers) nunca precisaram se preocupar tanto em falar a coisa certa, para o público certo, no momento e contexto certo. Apenas um deslize pode significar seu “cancelamento” e impactar diretamente seu negócio como um todo.
O que você deve se importar é: o que poderia ser uma empresa ou uma marca ‘cringe’ na visão da Geração Z? Ou então, quais seriam as atitudes ou “não atitudes” das marcas que poderiam ser consideradas ‘cringe’ por eles?
Um estudo da McKinsey identificou quatro pilares da geração Z: valorizam a expressão individual e evitam rótulos; são extremamente inclusivos uns com os outros; acreditam que o diálogo pode resolver conflitos e melhorar o mundo, e; são pragmáticos e analíticos em suas decisões.
Ao contrário da geração anterior – os millenials, chamados de “Geração Eu” – a geração Z pode ser chamada de “True Gen” (Geração da verdade) por ser composta por indivíduos idealistas, e mais abertos a novos pontos de vista. Também considerados “nômades de identidade”.
As redes sociais e sua influência
Um outro exemplo do poder da Geração Z, foi o boom do TikTok, uma rede social baseada em vídeos curtos, famosa por suas “dancinhas” e dublagens. Assim como a Gen Z, a plataforma se reinventou inúmeras vezes desde que viralizou, e hoje conta com diversos nichos: leitura, culinária, autoajuda, fashion, nutrição, fitness, religião, e por aí vai…. E se você não mergulhar no comportamento destes jovens, e entrar no TikTok só para marcar presença, as chances de você ser considerado ‘cringe’, são altas!
Então, se você está no mundo digital, leve em consideração as pautas discutidas. Apenas um deslize de contexto ou tom em uma ação publicitária, pode levar seu planejamento por água abaixo. Por isso, tenha em seu time profissionais que exercitam a empatia e que estão super conectados às redes sociais – quais são as pautas do momento, os memes, as discussões, e até mesmo as polêmicas. E não deixe de aproveitar esses temas, desde que façam sentido com o seu propósito de marca.
Assim, o seu negócio em alimentação tem tudo a ver com o que a geração Z acha ‘cringe’ ou não. Em nosso Food Trends Report, listamos 3 macrotendências que estão bastante alinhadas aos propósitos da Gen Z: alimentação em benefício da saúde física e mental, redução dos efeitos do impacto ambiental, e o que mais pode ser um restaurante hoje.
Visto a repercussão desta nova palavra em nosso vocabulário, e o impacto que esta geração já representa na forma como a internet se comporta, é importante para os negócios em foodservice estarem atentos não só a forma como se alimentam, mas também quais são seus ideais, seus comportamentos e suas necessidades.