GALUNION – Consultoria em Foodservice

Benchmarking: O que é, sua importância e como começar!

 
Gabrielly Leite,
Produtora de conteúdo digital na Galunion

Na Galunion, o benchmarking está sempre presente em projetos de inovação e estratégia de portfólio. Isso porque, através de pesquisas com olhar voltado a encontrar ações de sucesso dos players do mercado, encontramos evidencias de tendências que estão se aproximando e geram insights importantes para sustentar o desenvolvimento de novos produtos.

O Benchmarking é uma das mais relevantes tarefas do monitoramento de mercado. Em tradução livre, pode ser chamado de “ponto de referência” – mas não se engane, essa tarefa requer muita análise, interpretação e avaliação das informações coletadas antes de serem aplicadas em seu negócio. Vamos entender um pouco melhor como funciona o benchmarking?

O que é benchmarking?

O benchmarking é um processo de estudo dos players do mercado, nacional ou internacional, que pode ser através de concorrentes diretos, indiretos ou, também, aqueles que atuam em outros segmentos – isso porque o consumidor é o mesmo em diversos mercados, o que pode gerar insights valiosos para um negócio em alimentação.

Mas para que esse estudo seja assertivo, é importante ter em mente qual será o foco da pesquisa: “qual categoria de produto quero pesquisar?”, “para qual público isso será aplicado em meu negócio?” ou “em qual momento de consumo isso será aplicado?”.

Ah! O benchmarking pode ser aplicado em pesquisas sobre produtos, serviços, modelos de negócio e muitas outras coisas. Neste artigo, vamos nos concentrar em benchmarking de produtos em alimentação, ok?

Fazer benchmarking é uma maneira de se inspirar através do entendimento de ideias e casos de sucesso do mercado. É otimizar tempo, usando a experiência do outro como referência para desenvolver sua própria estratégia!

É comum ficar encantado com produtos inovadores, e querer aplicar o quanto antes em seu negócio, sem antes estudar a viabilidade e o que seu consumidor, de fato, quer e está disposto a comprar. Para que isso não aconteça, é necessário fazer as perguntas certas antes e durante a pesquisa de benchmarking, gerando otimização e assertividade do processo como um todo!

Mas antes de explicar COMO fazer, vamos entender um pouco melhor o porquê ele é tão importante para o seu negócio?

A importância de fazer benchmarking

Um case importante e que você já deve conhecer é o da Xerox, que durante os anos 70 foi intimidada com a ascensão das empresas japonesas Nashua e Canon. Para descobrir como elas conseguiam vender suas máquinas a preços bem mais baixos do que os seus, com as mesmas funcionalidades, compraram e desmontaram as máquinas dos concorrentes peça por peça e assim puderam observar o que as diferenciavam, além de implantar na empresa tudo o que poderia garantir maior competitividade a partir das análises.

O resultado foi que em pouco tempo estavam disputando o mercado com as indústrias japonesas, com maior vantagem!

Bom, se ainda não te convencemos em fazer uma boa pesquisa de benchmarking durante um processo de inovação ou de revisão da estratégia do seu portifólio, chegou a hora! Aqui vão 10 benefícios de fazer benchmarking:

  1. Ganhar maior conhecimento do mercado;
  2. Identificar novas tendências e estar à frente;
  3. Compreender práticas de sucesso de empresas que já são relevantes em determinada categoria;
  4. Descobrir novas referências de empresas que atuam no mesmo segmento que o seu;
  5. Entender quais estratégias e experiências que tornarão seu negócio mais atrativo para os consumidores;
  6. Melhorar o conhecimento que a marca tem de si mesma;
  7. Aprimorar seus processos e práticas para chegar o mais próximo da excelência e do encantamento do consumidor;
  8. Gerar embasamento para investir em inovações futuras;
  9. Aprender com quem já passou pelos mesmos desafios;
  10. E assim, evitar erros já vividos e registrados por outras empresas!

Por onde começar

1 – Conheça o seu público e a sua persona

Você já sabe: tudo começa pelo cliente! Lembra quando falamos que é comum nos encantarmos com as inovações que vemos mundo à fora e querermos aplicá-las em nosso negócio, sem antes consultar os desejos do nosso consumidor?

Bom, o público-alvo e a persona são ferramentas do marketing que direcionam com assertividade a comunicação da sua marca, ou seja, com quem ela irá se comunicar. Essas ferramentas buscam mapear quais as características e hábitos de consumo que melhor representam seus clientes, apoiando o desenvolvimento de novos produtos e serviços para o seu negócio!

Sabendo quais são os comportamentos, características, disponibilidade financeira e desejos dos consumidores, durante a coleta de benchmarking, nada que não for coerente com essas definições será levado em consideração (não é fácil, nós sabemos). Mantenha essas ideias guardadas para um momento oportuno e dê prioridade para referências que são factíveis para o seu negócio e para o seu consumidor!

2 – Tenha em mente qual(is) categoria(s) de produto você está procurando

Ao pesquisar marcas e restaurantes, você será impactado por todo o portfólio de cada um. Entender qual categoria de produto você está procurando ajuda a otimizar o processo, por exemplo: bebidas frias, snacks, acompanhamentos, refeições saudáveis, embalagens para delivery, etc.

Caso você esteja buscando por referências de mais de um tipo de produto, essa categorização será ainda mais útil! Nesses casos, muitas vezes cada player pode ser inspiração em somente uma categoria, como por exemplo: se você estiver buscando referências para oferecer uma nova opção de produtos saudáveis e incluir um acompanhamento em seu cardápio, cada uma pode ser encontrada em lugares diferentes.

Podemos dizer que saber como organizar todas essas referências em um relatório fácil de entender e de apresentar para outras pessoas do seu time é uma das tarefas mais importantes de um benchmarking! Por isso, invista no bom e velho PowerPoint e dê seu melhor na criatividade e no layout de todas as informações que você quer destacar!

3 – Faça pesquisas online

Com as categorias que você quer pesquisar em mente, fica mais fácil encontrar quais marcas são referências em cada uma delas! E para isso, nada melhor que o Google para começar, porém, hoje as redes sociais são grandes aliadas de uma boa pesquisa de mercado.

E aqui vai uma dica: Faça pesquisas de forma anônima, isso porque, em algum momento os algoritmos podem limitar suas pesquisas aos interessas que você já teve em algum momento! 

Por um lado, temos uma enorme quantidade de perfis de bares e restaurantes nas redes sociais, postando seus melhores produtos pelos melhores ângulos e descrições de dar água na boca. Mas por outro, temos criadores de conteúdo que produzem vídeos e reviews de suas experiências gastronômicas, do ponto de vista de quem consome!

Acompanhar pessoas e restaurantes influentes antes mesmo de pensar em fazer um benchmarking, é primordial para quem quer se manter relevante e atualizado das tendências.

Agora que você já sabe quais são as categorias de produtos que você quer aplicar ou aprimorar em seu negócio, e quais são as suas melhores referências, que tal se inspirar nesse caso da Xerox e começar a visitar seus concorrentes ou pedir suas delícias pelo delivery?

4 – Faça visitas e peça no delivery

Talvez essa seja uma das partes mais deliciosas do seu benchmarking e de trabalhar no setor de alimentação: experimentar e avaliar!

Selecione as marcas que mais chamaram a sua atenção e compre seus produtos. Analise toda a sua jornada com a marca: como foi a compra, o atendimento, a embalagem, a experiência, e claro, o sabor do produto. Cumpre todas as expectativas? Como você poderia aplicar no seu negócio? Você consegue fazer bem feito, ou até melhor? E o principal: seu cliente gostaria de ter essa experiência com a sua marca?

E aí? Ficou convencido de fazer uma boa pesquisa de benchmarking durante um processo de inovação ou de revisão da estratégia do seu portfólio? Então compartilhe este artigo com os profissionais que você conhece!

E se você precisar do apoio dos nossos especialistas para este desafio, fale conosco em [email protected]