De multifranqueado a empreendedor: Renato Andrade lança Zkitchen
Negócio explora conceito de dark kitchen e contou com consultoria da Galunion
São Paulo (SP), agosto de 2021: Foi aos 17 anos que o engenheiro de formação, Renato Andrade, iniciou sua vida profissional no mercado de Franchising seguindo os passos da família. De lá para cá, o empresário se tornou franqueado de três unidades do Yázigi, cinco da Casa Bauducco e uma do Bullguer. Empreendedor nato, ele, a esposa Andrea Andrade e um casal de amigos também fundaram a primeira escola internacional e bilíngue de São José dos Campos, o Colégio Esfera, que foi vendido em 2015 ao Grupo SEB e passou a ser chamado de Sphere International School. Hoje, aos 57 anos e com todo o know-how conquistado na gestão de negócios de diferentes segmentos, Renato fundou a Zkitchen, no interior paulista. Baseada no conceito de dark kitchen, que dá preferência às vendas feitas via delivery ou retirada, a iniciativa integra a preparação de pratos de diferentes marcas, como a franquia do GUA.CO e as marcas próprias, Qualicook e Thai Break.
O novo desafio profissional teve início no final de 2019. Renato e Andrea são apaixonados por comida tailandesa e apreciam muito os sabores desta culinária. Na ocasião, o casal, junto com Felipe Andrade, um de seus filhos, e Bruno Uliani, o sobrinho, ambos já atuando na operação de uma franquia do Bullguer, procuraram a Galunion Consultoria, especializada no mercado de Food Service, com o intuito de criar uma startup, que seria um restaurante em São José dos Campos para disponibilizar uma culinária pouco conhecida no Brasil – a tailandesa. Os planos mudaram devido a disseminação da covid-19 no País. Analisando melhor o momento, o restaurante tailandês deu espaço a um projeto de dark kitchen, que apresentava mais sinergia com o cenário atual.
“Toda a experiência como multifranqueado, os 20 anos ativos no conselho de franqueados do Yázigi e hoje também presente no mesmo conselho da Casa Bauducco, proporcionaram uma extensa bagagem. Tudo isso me ensinou o exercício de olhar para o coletivo em detrimento dos interesses pessoais, ou seja, olhar para a rede como um todo. Também é importante o olhar do franqueado pela lente do franqueador, pois isso se torna uma troca justa. Apesar de ingressar no segmento de educação, a alimentação tocou um pouco a alma. É muito gratificante quando você vem de um projeto de uma área de criação, treinamento e desenvolvimento, e consegue aplicar o aprendizado para tocar um negócio de alimentação. Conseguimos transitar bastante no quesito do desenvolvimento de pessoas, mas fizemos questão de contratar uma consultoria especializada neste mercado para profissionalizar a operação”, revela Renato Andrade.
Com três culinárias distintas, a Zkitchen contou com o auxílio de diferentes profissionais para formatar o negócio, o cardápio e a operação. Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion, foi a responsável por toda a mentoria do projeto. Uma das marcas próprias é a Thai Break, que teve o cardápio desenvolvido por Ana Carolina Garcia, chef e proprietária do Càm O’n Thai Food e participante do programa Mestre do Sabor, da Globo. Trata-se de uma culinária com inspiração tailandesa adaptada ao paladar brasileiro. Os pratos proporcionam sabor, frescor e aromas únicos, promovendo uma experiência prazerosa, casual e divertida. “A comida tailandesa apresenta molhos diferentes, usamos bastante tamarindo, manjericão, pimenta, curry vermelho, amarelo e verde. Quando você coloca na boca vem uma explosão de sabores. Fizemos tudo com base em nossas experiências ao longo dos anos em restaurantes brasileiros e de outros países que visitamos”, explica o empresário.
A segunda marca própria da Zkitchen é a Qualicook, que traz uma culinária brasileira com inspiração internacional contemporânea. São refeições saborosas, naturais, sem conservantes e congeladas pelo método de ultracongelamento, mantendo o frescor e as características dos alimentos. O cardápio e o processo de produção dos pratos foram desenvolvidos pela Galunion Consultoria, e inclui opções de carnes, aves, massas, suínos, peixes, vegetariano, vegano e sobremesas. “Este é um projeto que nos deu muito prazer em participar. É uma marca que nasce com muito propósito, a partir de verdadeiras intenções de fazer a diferença na comida, para o consumidor. O propósito foi alcançar receitas de um cardápio saudável, sustentável e ao mesmo tempo gostoso. É prático, pois você pode comprar e guardar no freezer. Quando quiser comer, basta abrir a orelha da bandeja e colocar no micro-ondas. Por conta do processo de tecnologia na fabricação, utilizando forno combinado e o ultracongelamento, tais fatores mantém a textura, a propriedade e o sabor do alimento. Também investimos na questão da sustentabilidade, não usando nada de plástico, optando por embalagens e sacolas descartáveis”, evidencia Rafael Cunha, chef executivo e de operações da Galunion.
Sustentabilidade na Zkit
A sustentabilidade é uma questão de extrema importância e relevância na Zkitchen. Por isso, são utilizadas embalagens recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis. Além disso, a empresa trata os resíduos orgânicos por meio de uma combinação entre o uso de uma composteira elétrica, que reduz 90% do volume dos orgânicos, combinada com uma parceria com a Organe-se, empresa de compostagem urbana em São José dos Campos. Dessa forma, todos os resíduos descartados pela cozinha são devidamente processados e devolvidos ao solo, e transformados em adubo. A empresa também iniciou a operação com o Compromisso Lixo Zero, do Instituto Lixo Zero Brasil, indicando o compromisso e a responsabilidade assumidos com a otimização dos recursos, eliminando desperdícios, a redução da produção de resíduos, trabalhando pela coerência em toda a cadeia produtiva, desde fornecedores, embalagens, parceiros, processos e procedimentos. “Andrea se tornou uma consultora para a Certificação Lixo Zero, então ela trouxe toda essa visão da sustentabilidade, de fazer toda a gestão, desde o treinamento das pessoas para entender como funciona o processo, até a busca de fornecedores locais, comprometidos com o processo de produção, com o ambiental e dando preferência aos orgânicos”, comenta o fundador da Zkitchen.
A terceira culinária que incorpora o espaço é a GUA.CO, uma franquia de comida mexicana. É um restaurante fast-casual de culinária mexicana que une a agilidade do fast-food, a qualidade do casual dining e o foco em produzir comida saudável e fresca por um preço justo. A rede é de Campinas, também no interior paulista, e tem expandido para capital e outras cidades ao redor, como São José dos Campos, onde está localizada a Zkitchen. “É uma refeição fresca, saborosa, produzida no mesmo dia e sem conservantes. O guacamole é feito de avocados e não de abacate. Por incrível que parece, isso dá um toque totalmente diferente ao produto”, explica Andrade. Com espaço para cinco culinárias diferentes com três operando no momento, a Zkitchen tem cozinhas de produção e de finalização, integradas no mesmo local, mas cada uma com seu espaço definido.
“Conseguimos trazer a padronização da franquia e da construção de marca para oferecer uma comida prática e um cardápio variado, de refeições feitas com ingredientes já conhecidos, mas desenvolvidas de maneira criativa, que fogem do habitual e trazem muito sabor. Além de toda a preocupação com a qualidade dos ingredientes, o sabor e as questões de sustentabilidade, também focamos muito na segurança alimentar. Temos protocolos para manipulação, cuidado com o processo, uso de EPIs e higienização constante. Para ter segurança e conseguir desenvolver os pratos com excelência, você precisa do piso correto, equipamento adequado, insuflamento de ar com exaustão para equilibrar a pressão da cozinha, sala de estar para que os profissionais possam descansar e, principalmente, formação da equipe. A estrutura está pronta e adequada para atendermos os consumidores da região. Ainda temos espaço para desenvolver e implantar duas novas culinárias daqui alguns anos”, finaliza o fundador da Zkitchen.