Delivery: 5 tendências em delivery para ficar de olho
Nosso primeiro artigo do blog em parceria com o iFood apresentou as tendências gastronômicas mais esperadas no delivery, conforme a nossa 5ª edição da pesquisa com consumidores.
A fim de explorar ainda mais esse tema, elaboramos uma cartilha com 5 tendências, também no delivery, mas que não se limitam apenas à oferta culinária, trazendo uma visão mais abrangente e atualizada sobre as configurações de negócio e sobre os novos comportamentos do consumidor.
Na cartilha completa, abordamos 5 tendências: Q-Commerce, O sabor é rei, Snacking + Novo comfort food, Indulgência permissiva e Consumidor protagonista, e neste artigo vamos introduzir 3 dessas.
Vamos conferir?
São Paulo (SP), março de 2023 – Não é nenhuma novidade a tamanha relevância que o delivery tem hoje para o foodservice, muitas vezes sendo até o modelo de negócio principal de uma operação. Isso se reflete, por exemplo, em um dado da pesquisa com consumidores mais recente da GALUNION (6ª edição): 80% dos entrevistados disseram que pedem por delivery e take away em suas rotinas.
Então, já que o delivery é tão presente na vida dos consumidores e, por consequência, tão importante para os negócios, é preciso criar estratégias próprias que aumentem a procura e as vendas por esse canal, certo?
Por isso, criamos essa cartilha com as 5 principais tendências que podem ajudar a identificar novas oportunidades para empreender ou até possíveis inovações em seu cardápio, atraindo mais público.
Dito isso, podemos começar!
As 3 tendências a seguir, assim como todas da cartilha, fazem parte da nossa Mandala de Tendências, que mostra as maiores tendências em foodservice mapeadas por áreas e que está disponível no GALUNION Food&Tech Trends, uma série de reportes que explora cada uma delas.
Nosso objetivo com essa cartilha foi justamente explorar como as tendências da Mandala podem ser aplicadas para gerar oportunidades no delivery:
1. Q-Commerce
Assim como o nome já diz (comércio rápido), essa tendência mostra que aqueles negócios que conseguirem entregar variedade, experiência, rapidez e agilidade relativas para os consumidores, conseguirão se destacar no ambiente competitivo. Essa foi uma afirmação que ouvimos de Kağan Sümer, do Gorillas, no Web Summit 2022.
Um dado que evidencia isso, presente na 5ª edição da nossa pesquisa com consumidores, é que 80% dos entrevistados aumentariam a frequência de seus pedidos por delivery caso a entrega fosse abaixo de 25 minutos.
Ou seja, entregar eficiência e rapidez ao seu cliente pode fazer suas vendas aumentarem de fato!
E a sua entrega, está no tempo ideal?
2. O sabor é rei
Sabor e indulgência nunca morrem!
Essa pode até parecer uma frase óbvia, mas, muitas vezes, o óbvio também precisa ser relembrado: os consumidores continuam em busca de produtos gostosos!
No primeiro artigo em parceria com o iFood, comentado na introdução do texto, já havíamos destacado a tendência de ‘produtos gostosos para me premiar ou confortar’. Porém, um detalhe importante para reflexão que gostaríamos de trazer agora é sobre os produtos proprietários. Hoje, não basta apenas oferecer sabor; para garantir melhores resultados, é importante que esse sabor seja proprietário e exclusivo da marca.
Por exemplo, pense em cebolas empanadas de um restaurante bem famoso… Provavelmente o Outback veio à mente, acertei? Esse é um dos produtos proprietários do Outback, sendo tão icônico que é frequentemente lembrado pelos consumidores e rapidamente associado à marca, gerando fidelidade e recorrência.
3. Snacking + Novo Comfort Food
Uma tendência, que é um forte exemplo das mudanças no comportamento de consumo, é a de Snacking.
Com a rapidez dos centros urbanos, somada à maior flexibilização do local e horários de trabalho, o hábito de petiscar a qualquer hora do dia se consolidou. E o delivery se mostra uma grande oportunidade para ganhar esse momento de consumo, já que em uma rotina corrida, muitas vezes, apelamos para o mais prático e conveniente.
Já o novo comfort food é uma tendência que consiste em releituras de pratos tradicionais; pratos esses que sempre serão populares pela nostalgia e conexão emocional com os consumidores, já que trazem conforto.
E por que não juntar essas duas tendências em um produto único?
Cartilha GALUNION + iFood para Parceiros: Tendências em Delivery
E aí, você já conhecia alguma dessas tendências ou até já as aplica em seu negócio?
Na cartilha, além de trazermos uma explicação mais aprofundada com dados e exemplos das 3 tendências já apresentadas neste artigo, falamos sobre as tendências Indulgência permissiva e Consumidor protagonista e apresentamos um checklist de reflexões importantes que os gestores de um negócio de delivery podem usar para tirar os melhores insights dessas tendências.
Mas lembre-se: ao ler o conteúdo, considere sempre o que é viável ou não para a sua operação, além do modelo de negócio. Assim, é possível tomar as melhores decisões acompanhando as atualizações do mercado.
Faça agora o download da cartilha clicando no botão abaixo!