Atração e retenção de talentos: impactos no foodservice
A sua empresa tem como um de seus pontos fortes a atração e retenção de talentos? Se a resposta for “não”, você precisa conferir este artigo!
Aqui, trazemos alguns dados sobre o tema, retirados da última edição da Pesquisa Alimentação Hoje: a visão dos operadores de Estabelecimentos do Foodservice, que apontam os benefícios percebidos para marcas que possuem essa área como uma de suas fortalezas. – E já adiantamos que você não gostaria de perdê-los.
Então fique até o fim para saber mais!
São Paulo (SP), setembro de 2023 – Realizada em parceria pela ABIA, ANR e GALUNION, essa pesquisa foi feita em julho/agosto de 2023 e um resultado que nos chamou a atenção foi que, de todos os 680 respondentes, apenas 26% indicaram que Contratar e Reter Colaboradores é uma fortaleza da marca.
Uma vez que “Falta de gente qualificada” foi considerado o 3º maior desafio dos operadores da pesquisa, sendo apontado por 49% dos respondentes, e que 34% da amostra total têm dificuldade em encontrar o candidato certo, quisemos aprofundar a análise e entender o que diferencia esses 26% que possuem a contratação e retenção de pessoal como fortaleza.
Analisando o modelo de negócios, vemos que de todos os tipos relacionados na pesquisa, há 2 que se destacam nesse aspecto: o autosserviço, representando 23% dos que possuem tais fortalezas, e as padarias, representando 18% desse total.
Quanto ao faturamento do negócio, 66% desses se encontram com faturamento entre 20 e 250 mil reais ao mês; enquanto na amostra geral, apenas 58% dos respondentes estão nessa faixa. Fora isso, na amostra geral, 22% possuem faturamento acima de 250 mil reais mensais e, nesse recorte, apenas 14% se encontram nessa faixa. Sendo assim, entendemos que não são negócios nem muito pequenos, nem muito grandes.
Em relação à saúde financeira, os negócios que possuem atração e retenção de talentos como fortaleza se mostram muito saudáveis.
Apenas 5% dos que possuem fortaleza em contratar e reter pessoas tiveram faturamento inferior ao do ano passado (em comparação com 12% da amostra geral). Fora isso, 83% dos que tem tais fortalezas fecharam com lucro no 1º semestre deste ano em comparação com apenas 65% da amostra geral. E, finalmente, apenas 15% dos que tem tais fortalezas se encontram com dívidas; o que na amostra geral ainda representa 28% dos negócios.
Esses negócios estão também mais otimistas sobre o ano de 2023 que a média do mercado. 72% dos que possuem contratação e retenção como fortaleza acreditam que 2023 vai ser melhor que 2022, em comparação com 65% dos negócios com o mesmo otimismo na média do mercado.
Um dos segredos para tal saúde financeira pode ser exatamente as suas pessoas.
40% das empresas que possuem contratação e retenção como fortaleza da marca indicaram que mais de 80% de seus quadros de colaboradores são compostos por pessoas muito competentes (descrito na pesquisa como pessoas que gostam e conhecem muito do que fazem, autodisciplinadas, ágeis e que se relacionam bem com todos). Na amostra geral, apenas 14% das operações indicaram ter esse mesmo patamar de colaboradores muito competentes.
Em relação às políticas e estratégias ligadas ao modelo de entrega off premises (qualquer consumo que acontece fora do estabelecimento – como delivery, take away e grab and go), em especial dos pedidos de delivery, as empresas que possuem fortaleza na contratação e retenção de pessoas empregam mais funcionários próprios contratados para a logística de delivery do que a média do mercado (43% e 36% respectivamente).
Finalmente, quando falamos de temas ESG (relacionados à sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa) que cada vez mais são relevantes e ressoam com as necessidades do consumidor, a maioria das empresas na pesquisa indicou ser importante se posicionar em relação a temas de sustentabilidade, transparência e gestão de resíduos.
No entanto, vale destacar que as empresas que possuem fortaleza na contratação e retenção de pessoas acreditam com maior incidência na importância do posicionamento também em relação a outros temas ligados ao ESG, como direitos humanos (77% dos que possuem tais fortalezas vs 67% da média geral), combate à fome e à pobreza (80% desses vs 73% da média gera) e privacidade de dados (88% desses vs 81% da média geral).
Bom, agora que você já conhece todos esses dados, é possível notar com clareza que a área de atração e retenção de talentos da sua empresa tem um poder enorme sobre como a sua marca se destacará no mercado, além de ter uma forte influência nos resultados financeiros. Mas a verdade é que não há uma única receita!
O importante é entender que, embora saibamos que são elas – as pessoas e equipes – que realizam e executam os cardápios, também são elas que vendem os produtos, atendem, tiram os pedidos, promovem experiências e a hospitalidade nos negócios. Assim, é de bom-tom considerar a premissa de que pessoas que trabalham em ambientes felizes fazem bem o que fazem, encantam os seus clientes e contagiam com essa felicidade. – E a empresa, como um todo, sai ganhando!
E o seu negócio, está valorizando aqueles que criam valor para a sua marca?
Não deixe de acessar nossos demais conteúdos sobre pesquisas e se inscreva para conferir sempre as novidades e artigos em primeira mão!