Primeiro dia do maior evento de foodservice do mundo discute formas de aumentar retenção de colaboradores e mostra, nas palestras e nos estandes, caminhos para eficiência operacional
Um evento que ocupa uma área equivalente a 12 campos de futebol, reúne mais de 2.200 expositores de 900 categorias de produtos e ainda conta com uma grade de palestras espalhada por diversos pavilhões. A NRA Show 2024, que começou neste sábado (18/05) em Chicago, recebeu 55 mil participantes para apresentar produtos, tecnologias e tendências em gestão para impulsionar os negócios de foodservice nos EUA e no mundo.
Tanto nos gigantescos pavilhões quanto nas salas que abrigaram um novo track de painéis sobre gestão de negócios, há um foco claro na busca por eficiência e rentabilidade dos negócios. Alcançar esse objetivo passa por muitos fatores, das pessoas à tecnologia no back office, na cozinha e no contato com os consumidores.
Com uma delegação de mais de 200 pessoas em Chicago, o GALUNION Rocket: Missão Técnica NRA Show 2024 conta com uma equipe de curadores que, compartilhando conhecimento e diferentes visões sobre as diversas faces do foodservice brasileiro e mundial, tem o desafio de apresentar o que de mais relevante a NRA Show traz neste ano, além de “traduzir” esse conteúdo para a realidade do nosso mercado.
Entre os pontos apresentados em palestras e estandes, e que se conectam com o momento do foodservice brasileiro, o primeiro dia da NRA Show 2024 apresentou uma busca intensa por eficiência operacional – que se traduz em vários fronts:
Pessoas, o ativo essencial
O foodservice americano tem um déficit estimado em 500 mil profissionais. Seria necessário contar com mais meio milhão de pessoas para atender bem os clientes em um setor que movimenta mais de US$ 1 trilhão por ano. Isso faz com que seja preciso contratar bem as pessoas, para que elas encarem o foodservice como uma opção de carreira – e não como algo temporário.
Para isso, é necessário valorizar a equipe. “Todo dia importa no negócio. A contribuição de cada profissional precisa ser percebida como uma forma de gerar crescimento para si mesmos e para a empresa, abrindo novas oportunidades”, disse Troy Hooper, CEO da Pepper Lunch Restaurants. Para ele, as empresas precisam ser “ímãs de pessoas”, e não cartazes. “Cada negócio precisa criar um sistema em que os colaboradores falem tão bem do negócio que outras pessoas queiram trabalhar para você”, afirmou.
Valorizar também significa pagar bons salários. “Nós optamos por pagar bem mais que a média do mercado, para que elas não saiam daqui por US$ 5 ou US$ 10 a mais por hora”, contou Gregg Majewski, Founder & CEO da Craveworthy Brands.
No longo prazo, também é necessário dar oportunidades de crescimento, para que os colaboradores percebam que é possível fazer carreira. “Em 15 anos, nunca contatei um gerente de fora da empresa, sempre promovi alguém de dentro”, disse Hooper. Na opinião do executivo, o negócio perde conhecimento e cultura quando alguém sai porque não teve oportunidades. “Pretendemos abrir 600 lojas nos próximos anos. Quem melhor do que o nosso time atual para crescer com a gente? Conte com quem já conhece a cultura e o negócio”, recomendou.
Construa uma cultura vencedora
A criação de uma cultura sólida é o que gera fidelidade das equipes, motiva o time a dar o melhor e gera senso de pertencimento. É a cultura que traz a retenção da equipe – e isso começa na definição de quem você é.
“Você precisa ter uma visão e as pessoas precisam comprar essa visão”, disse Gregg Majewski. “Dê a eles algo tão grande que motive o time a avançar com entusiasmo”. Para Scott Taylor, chairman do conselho da University of Florida, o time precisa sentir orgulho de trabalhar na empresa, fazer parte de um time vendedor e construir algo que é maior que eles mesmos. “Uma cultura sólida vence todos os dias. Sem ela, os negócios não prosperam no longo prazo”, afirmou.
Por isso, codifique sua cultura, definindo os valores essenciais, uma declaração de missão e os pontos que são inegociáveis no dia a dia. “Ter missão, valores e propósito bem articulados não é conversa fiada, e sim algo essencial para criar equipes coesas, que sabem o que é preciso fazer para ter sucesso”, recomendou Adam Barringer, fundador da rede de restaurantes SoNapa Grille.
Seja autêntico
“Papo para boi dormir é como um anúncio em neon: todo mundo percebe de longe”, comparou Troy Hooper, da Pepper Lunch Restaurants. É preciso ser autêntico na proposta de valor do negócio e naquilo que se faz no dia a dia. Lidere pelo exemplo e as pessoas seguirão – faça diferente do que você prega e o negócio se enfraquecerá.
“Não existe espaço para agir diferente do que se prega”, disse Laurie Schalow, Chief Corporate Affairs & Food Safety da rede Chipotle. “Existem muitas formas de mostrar ao mundo que o discurso é diferente da prática, como as redes sociais. Faça besteira e todos ficarão savendo muito rápido”, alertou.
Para a executiva, é importante ter excelentes gestores e uma equipe de alto nível, que trabalhe para uma marca que eles valorizem, respeitem e se importem. “Isso é particularmente importante para as gerações mais novas. Precisamos, como gestores, entender o que a equipe valoriza e dar a eles o que é necessário”, disse.
Digitalize o negócio
Redes como Taco Bell e KFC têm impulsionado seus resultados a partir da aceleração de canais digitais, como o e-commerce, pedidos por aplicativo, delivery e quiosques de autoatendimento nas lojas. Uma das razões para isso é que, em um cenário de déficit de pessoas, 60% dos operadores entrevistados no estudo State of the Industry 2024, da NRA, pretendem investir em tecnologias capazes de melhorar a experiência dos clientes.
Modelos de atendimento self service se destacam em diversos estandes da NRA Show. Um exemplo é o uso de lockers para retirada de pedidos, uma solução apresentada por vários expositores para facilitar a operação de delivery por meio de aplicativos de terceiros e modelos de take away. Essa é uma maneira de criar um espaço diferenciado para os clientes (ou entregadores) que só precisam retirar os pedidos, criando uma jornada diferente daquela de quem pretende comer no local.
Nossa jornada em Chicago ainda está nos primeiros dias. Acompanhe nas redes sociais e nos canais online da GALUNION os principais insights do GALUNION Rocket: Missão Técnica NRA Show 2024 e fique por dentro do que de melhor acontece no principal evento do foodservice no mundo.