FISPAL Food Service: 5 conclusões e uma certeza
Por GALUNION
As grandes tendências globais já estão presentes no mercado brasileiro. É hora de estar atento a 5 grandes vetores de transformação dos negócios
Recentemente, a GALUNION promoveu a Missão FISPAL e NATURALTECH, levando profissionais do setor de foodservice para uma programação de visitas técnicas a negócios em São Paulo e visitas guiadas aos eventos. O resultado foi uma experiência enriquecedora, cheia de insights e que mostrou o quanto as principais tendências do mercado mundial já estão presentes na realidade brasileira.
“A FISPAL, com seus 40 anos de história, é a principal feira de negócios do setor de alimentos e bebidas na América Latina. E é também uma grande oportunidade para atualização, relacionamento e inovação”, comenta Simone Galante, CEO da GALUNION. Como catalisadores de tendências, acompanhamos o evento para entender como os movimentos globais vêm sendo incorporados ao dia a dia dos negócios.
Durante os dias do evento, ficou claro que indústrias e operadores vêm realinhando processos e formas de atuação, utilizando o poder da tecnologia e dos meios digitais para impulsionar seus negócios. Percorrendo os pavilhões do Expo Center Norte, acompanhando as palestras que ocorreram dentro do evento e relacionando com tendências mundiais compiladas na Mandala GALUNION Food & Tech Trends 2024, a equipe de curadores da GALUNION chegou a 5 takeaways da FISPAL Food Service 2024 para os negócios brasileiros adotarem já.
Os takeaways são os seguintes:
- Facilidade e conveniência
Em um takeaway do evento que mostra alinhamento com a realidade mundial, conforme a GALUNION acompanhou recentemente na NRA Show 2024 em Chicago, facilidade e conveniência são drivers de inovação em todas as áreas do negócio. “Vimos as empresas se movimentando para trazer equipamentos pensados para garantir facilidade de operação, com menos uso de mão de obra especializada e garantia de rapidez, agilidade e qualidade”, comenta Nathalia Royo, head de Inteligência de Mercado e Marketing da GALUNION.
Em um exemplo apresentado pela Middleby, seus fornos mais recentes apresentam processos automatizados programáveis, que garantem o atendimento às especificidades da preparação dos alimentos e reduzem o tempo de treinamento das equipes.
Já na linha da conveniência, a FISPAL Food Service 2024 trouxe soluções que facilitam o acesso a produtos e serviços, tornando a jornada de compras mais rápida. Nesse sentido, a Web Automação apresentou um cartão fidelidade que é armazenado diretamente na carteira digital do celular, sem a necessidade de baixar um app novo. Uma solução aparentemente simples, mas que diminui atrito no relacionamento com os clientes, quebra barreiras (o público pode não ter disposição para fazer o download, pode ter restrições de acesso ou pode até mesmo não ter espaço no celular para um novo app) e simplifica o dia a dia.
- Soluções para as necessidades dos clientes
Pensar os processos do foodservice a partir da ótica dos clientes leva a soluções e equipamentos que trazem agilidade e rapidez para a operação e para os consumidores, com garantia de qualidade e redução das filas e do tempo de espera.
Na Unox, o SPEED.Pro permite o preparo de até 4 produtos diferentes de forma simultânea. O operador informa quais produtos serão preparados e o sistema consegue ajustar a recalcular a temperatura e o tempo de aquecimento de forma automática. Como resultado, a preparação dos produtos pode seguir a demanda dos clientes, reduzindo o tempo de preparo.
Já a Franke apresentou uma máquina de bebidas que permite a preparação de produtos com bases além do café (carro-chefe da marca). “O mais interessante é que esse desenvolvimento foi feito a partir da observação de tendências dos consumidores: os jovens têm uma predisposição maior ao consumo de bebidas geladas de bases diversas, e um equipamento como esse oferece mais flexibilidade para os operadores”, analisa Nathalia.
- Equipamentos especializados
A FISPAL Food Service mostrou que a indústria de equipamentos vem adotando uma abordagem mais voltada ao atendimento de necessidades específicas dos operadores e dos consumidores finais.
O Josper, por exemplo, é um equipamento a carvão que mantém características do churrasco mesmo em um ambiente de cozinha de foodservice. A Prática, por sua vez, trouxe uma fatiadora de pães com diferentes programações de espessura, tamanho e nível de dureza do alimento.
“Essa tendência surge como uma resposta à necessidade de atendimento a culinárias ou produtos específicos”, comenta Nathalia.
Josper, no stand da Middleby e Fatiadora de pães no stand da Prática
- Tecnologia para viabilizar o crescimento
Na NRA Show 2024, ficou claro que a jornada de inovação das empresas é sempre constante e sempre relevante – embora nem sempre disruptiva. Na FISPAL, seja nos equipamentos ou nas soluções de alimentação, as inovações também estiveram presentes, muitas vezes de forma sutil, incrementando processos já existentes.
Nesse sentido, a Prática apresentou um forno de alta velocidade empilhável e um forno com coifa embutida – tudo para otimizar o uso dos espaços, permitindo sua instalação em locais menores ou com menor preparo estrutural. “A jornada de inovação é uma jornada de melhoria constante. Nem sempre de forma disruptiva, mas sempre com foco na experiência oferecida aos consumidores”, afirma Simone Galante.
Máquinas de café que preparam bebidas quentes ou frias a partir de diversas bases e permitem oferecer produtos inovadores para os clientes. Programas de fidelidade disponíveis diretamente na carteira digital do celular, sem o uso de aplicativos. Fornos que permitem a preparação simultânea de pratos com tempos e temperaturas diferentes. Automação no preparo de alimentos para garantir padronização. A tecnologia se apresenta de inúmeras maneiras, sempre com foco em responder às necessidades das empresas.
- Tecnologia em constante evolução
Em um segmento com necessidade de operação ágil e que muitas vezes precisa colocar os colaboradores para atuar com pouco tempo de treinamento, inovações que automatizam e padronizam processos e resultados sem um longo onboarding da equipe fazem com que o negócio opere de forma mais eficaz.
Essa tendência apareceu com força na FISPAL. A Rational, por exemplo, apresentou a inovação da limpeza de fornos combinados por meio de cartuchos, que podem ser colocados em qualquer posição e atuam automaticamente. Já os fornos da linha iVario apresentam uma versatilidade de preparos com automação e padronização, permitindo que a qualidade dos alimentos seja sempre constante e entregando uma experiência consistente para os consumidores.
E uma certeza
Diante de consumidores cada vez mais exigentes e atentos ao impacto de suas escolhas, as empresas devem buscar o crescimento consistente, sempre alertas ao que os clientes indicam como a próxima grande oportunidade. Essa evolução nem sempre é disruptiva, e existem muitas possibilidades baseadas em melhorias de soluções já existentes, que tragam mais qualidade, conveniência, facilidade, segurança e aderência às tendências de consumo. “Nem sempre é simples crescer com foco no que é importante para os consumidores. Mas esse é, com certeza, o caminho que as mentes inquietas do foodservice estão trilhando para obter resultados superiores”, completa a CEO da GALUNION.