GALUNION – Consultoria em Foodservice

EMPRESA

A Baked Potato é uma rede de lojas que iniciou suas operações na década de 1980, criando um conceito inovador para o mercado: deliciosas batatas recheadas, além do pão de batata, produto ícone da rede. Mais tarde, a oferta foi ampliada com incremento de refeições em prato, sempre com a presença de suas tradicionais batatas.

OPORTUNIDADE

Assim como outras redes de fast-food, a Baked Potato lida com uma disputa acirrada no ambiente de praças de alimentação, tendo como desafio manter uma oferta diferenciada em relação a produtos, experiência e preços. Neste cenário, a marca perdeu território ao longo do tempo, com poucas inovações que atraíssem ou ampliassem a sua base de consumidores. O desafio deste projeto foi então resgatar a inovação e encontrar uma forma de evidenciar a paixão da marca por batatas, refletindo na experiência do consumidor.

SOLUÇÃO

A Galunion realizou uma imersão na operação dos diversos modelos de loja, assim como na central de produção. Também estudou o mercado das praças de alimentação, além de tendências globais.

Com base em todo o estudo realizado e na interação com os fornecedores de equipamentos, com o escritório de arquitetura e com a agência de comunicação que trabalham com a Baked Potato, propusemos a renovação da estrutura das lojas e do modelo de atendimento ao consumidor.

Na solução, introduzimos elementos do modelo fast casual, em que o cliente passa a interagir com o atendente durante todo o preparo do seu prato, sendo possível escolher o tipo, forma da batata e seus complementos para compor uma refeição. A percepção e o valor gerado foram de maior customização do serviço e ainda mais frescor dos produtos.

Do ponto de vista da operação, foram introduzidos novos modelos de equipamentos, que garantem maior eficiência e melhor fluxo operacional, além de valorizar muito mais os ingredientes e seu frescor. Em resumo: houve redução do número de atendentes e investimento na cozinha da loja e, além disso, a experiência se tornou muito mais interativa com o consumidor final.

RESULTADOS

A partir do desenho do novo modelo operacional desenvolvido pela Galunion, a agência de comunicação e o escritório de arquitetura materializaram o novo conceito de loja, que foi inaugurado em abril de 2018, no Shopping Mooca, em São Paulo.

EXPERTISES ENVOLVIDAS

Inovação

Inteligência de Mercado

Jornada de consumidor

Operações