Macrotendências globais para o mercado do foodservice
Quem trabalha em qualquer ponto da cadeia de valor do foodservice sabe que precisa ficar sempre atento às novidades, afinal, elas vêm de todos os lados. Inclusive, alguns conceitos globais podem ser adaptados e aplicados em nosso segmento. Por isso, nós da Galunion selecionamos duas macrotendências globais em alimentação que carregam consigo diversas oportunidades que devem ser aproveitadas por empresas que atuam no foodservice. Elas se destacam em dois eixos: o da veracidade e o digital.
Veracidade
As palavras de ordem que resumem este eixo são aquelas que envolvem confiança. A veracidade representa tudo o que é real, verdadeiro e que é mostrado na íntegra. Essa tendência se mostra um reflexo do contexto mundial que temos hoje em dia, já que cerca de 3 bilhões de pessoas estão conectadas às redes sociais, compartilhando experiências pessoais com seus seguidores.
Com muita informação ao redor, elas passam a ter consciência de diversos assuntos, como saúde e bem-estar, e geram novas demandas aos operadores.
A nova geração de consumidores, especialmente os millennials, está evoluindo rapidamente em seus hábitos e comportamentos, o que desencadeia novas exigências, além daquelas que o mercado já precisava suprir, como preço, sabor e conveniência. A valorização de conceitos como saúde e bem-estar, segurança, experiência e impacto social faz com que as empresas passem a ter a necessidade de questionar seus produtos, conceitos e serviços – e aperfeiçoá-los, claro!
Hoje, o consumidor está muito mais preocupado em entender o preparo de suas refeições. Agora, ele quer saber qual é a origem do seu alimento, diz não ao desperdício, quer compreender como é feita a distribuição de seus ingredientes, do campo à mesa, e quer ter a cozinha à vista, pois valoriza a transparência.
Diante desse contexto, se fortalecem correntes de pessoas que valorizam o clean label, que é um termo mundial que se aplica ao conceito de alimentos saudáveis, sem uso de aditivos ou insumos que possam fazer mal à saúde.
Digital
Por mais que os eixos da veracidade e do digital se encontrem em determinado ponto, por conta da influência das redes sociais, a definição do segundo eixo vai muito mais a fundo. Hoje, o digital é mais que necessário para deixar a jornada do consumidor cada vez mais sem atrito.
O eixo está ligado a questões como urbanização e mobilidade, mas também envolve conceitos mais novos como internet das coisas e machine learning, que podem ser úteis para o setor de foodservice. Estes insights podem garantir praticidade e agilidade durante o serviço, além da inovação em produtos.
Recentemente, falamos sobre casos de operadores do foodservice de outros países que já aboliram o uso de dinheiro em restaurantes, otimizando o atendimento. Mas, além disso, existem casos de empresas se reinventando, usando a tecnologia a favor de seus produtos. A Barilla, por exemplo, desenvolveu impressoras 3D para criar formatos de massa personalizados, que fogem do tradicional.
Você está por dentro das tendências do foodservice?
Agora que você entende a importância de aproveitar essas duas macrotendências no foodservice, propomos uma reflexão: de que forma os conceitos em torno da veracidade e do digital estão sendo aplicados no seu negócio? Existem oportunidades que possam ser aproveitadas dentro da sua empresa?