Palestras sobre distribuição e mercado internacional são destaques da segunda parte do Congresso ABIA 2018
Inspiração e conteúdo foi o que não faltou no 11º Congresso Internacional de Foodservice da ABIA. Com apoio da Galunion, a edição 2018 do evento aconteceu em outubro e trouxe o tema central “Conectar para Vencer”. Fizemos uma cobertura especial da primeira parte do congresso e agora vamos falar sobre os principais insights do segundo momento. Tivemos palestras e painéis sobre distribuição, mercado internacional, multi-franqueados, metodologias ágeis e rastreamento. Confira!
Distribuição: novas formas de expansão de seus negócios
A sócia-fundadora e CEO da Galunion, Simone Galante, abriu o painel sobre as oportunidades no setor de distribuição. “Este é um elo importante onde se conecta para vencer”, disse a mediadora. Na sequência, Simone passou a palavra para os participantes da mesa compartilharem suas trajetórias no setor.
Logo, o CEO da Makro Food Service Arnoud J. Van Wigerde contou como a marca trabalha com escritório central e um centro de distribuição em São Paulo. Assim, atende mais de 25 mil clientes entregando mais de 100 tipos de produtos, tanto perecíveis quanto secos. Quando Simone perguntou sobre a questão dos alimentos frescos, Arnoud explicou que o segredo está na agilidade. Por isso, folhas, legumes e vegetais são distribuídos já lavados e porcionados, de forma que a preparação possa ser mais rápida.
Em seguida, ouvimos a experiência de Ely Mizrahi, CEO da DFS Holding, empresa que tem como sócio o Fundo Pátria Investimento. Para ele, eficiência é tudo na distribuição, já que esse, de fato, é um elo de integração da cadeia de valor. “O chef tem que poder fazer seu pedido à 1h30 da manhã”, afirmou, dizendo que os parceiros esperam a mesma agilidade que experimentam como consumidores. Por fim, ressaltou a importância de retomar a confiança do operador.
Além disso, Ely contou que a DFS cria soluções regionais, adaptando a logística a cada mercado. Por isso, o foco é na customização de soluções de acordo com a necessidade de distribuição de cada operador, o que é especialmente importante para operadores independentes.
Depois, ambos falaram de cases de sucesso. O destaque foi a parceria da DFS com Super Salmon, Azuma Kirin e Vigor a fim de co-criar soluções de produtos orientais. Do mesmo modo, Arnoud disse que é preciso trabalhar junto a todos os elos para superar os desafios.
Conceitos que conectam com as necessidades dos novos consumidores
A palestra internacional deste ano ficou por conta de Samuel Stanovich, diretor responsável pela liderança e desenvolvimento da marca Firehouse Subs e membro da National Restaurant Association. Ele traçou um panorama aprofundado do mercado americano de foodservice. Assim, mostrou dados e análises da situação econômica dos EUA, que está em expansão.
Samuel contou que atualmente existe desemprego virtual no país. Por isso, o maior desafio do setor por lá é recrutamento. Não tem sido fácil contratar motoristas de caminhão para fazer entregas, por exemplo. Ao mesmo tempo, a indústria de restaurantes teve crescimento em vagas e empregos. Ou seja, são mais vagas e menos profissionais disponíveis. Ao falar sobre recrutamento, o palestrante lembrou que o primeiro emprego de 6 em cada 10 americanos é em restaurantes.
Sobre tendências, o palestrante disse que 61% dos consumidores prefere ter uma experiência, como ir a um restaurante, ao invés de comprar um produto e consumir em casa. Por outro lado, há um movimento dos restaurante de também abraçar o varejo, a partir da venda produtos de fabricação própria dos restaurantes. Samuel listou, ainda, dez restaurantes que estão trazendo inovações para o mercado de foodservice. Em breve, o especialista estará de volta ao blog da Galunion com uma entrevista especial sobre sua passagem pelo Brasil. Aguarde!
Os desafios de expansão via multi-franqueados e gestão de multi-conceitos
Logo depois, foi a vez de falar sobre multi-franquias e multi-conceitos com três especialistas do setor: Denis Santini, diretor executivo da MD Comunicações e do grupo e multi-franqueados das marcas Rei do Mate, Nutty Bavarian e L’Occitane e Ricardo Bomeny, COO da BFFC (franqueadora Bob’s e Yoggi e operadora das marcas KFC e Pizza Hut).
Santini tocou em um ponto importante ao dizer que há diferença entre os formatos de multi-franqueados, pois alguns são mono marca e outros são multi marca. Isso porque existe uma confusão quando se fala em multi-franqueados e franqueados multi-loja. Ao lidar com marcas tão diferentes, como Rei do Mate e L’Occitane, o palestrante ponderou que tudo é varejo. Mas explicou que o ramo da alimentação pede cuidados específicos no dia a dia. Por exemplo, controle e cuidado com o manuseio de alimentos, bem como maior atenção no atendimento ao consumidor.
Para Neves, alguns dos maiores desafios de gestão são o enquadramento tributário, a logística para diferentes canais e parceiros multimarcas e a questão de backoffice, uma vez que cada marca tem seu marketing e sua operação. “É preciso tratar cada marca como se fosse única”, lembrou. Por outro lado, a diluição do risco e o aprendizado com multi-franquias figuram como oportunidades. Ele também falou sobre a função social das franquias e compartilhou sua própria trajetória. “É um dos poucos negócios que permite começar na chapa e chegar a ser diretor”.
Nesse sentido, Bonemy falou que muitas pessoas encontram nas franquias o seu primeiro emprego. Comentou também sobre o alto turnover do segmento, que é uma característica mundial. “Trocamos nossa equipe toda duas vezes por ano”, disse. Ele trouxe a experiência de um dos maiores grupos de serviços de alimentação fora do lar no Brasil. Hoje a empresa não tem fabricação própria e conta com um distribuidor logístico para atender mais de 300 municípios.
Metodologias ágeis como ferramenta de inovação
Trazer a cultura das start-ups de volta à vida e também às grandes empresas. Essa é uma das missões do palestrante Fernando Domingues, diretor e consultor da Inova Lab. Ele começou sua apresentação dizendo que nem sempre o cliente sabe o que quer, por isso é preciso mostrar possibilidades para que ele critique e decida. “Precisamos criar negócios, produtos e projetos que se adaptem à mudança”, afirmou.
Ele, então, explicou os conceitos de metodologia e transformação ágeis, que envolvem processos dinâmicos, enxutos e conectados. Em um processo linear, as etapas são planejar, executar e entregar. Já nas metodologias ágeis, existem diversas fases de entrega, e o planejamento e a execução caminham sempre em paralelo. Assim, é possível ir moldando e adaptando o produto ou projeto conforme a interação com o público ou consumidor.
Segundo Domingues, para iniciar uma jornada de transformação ágil é preciso implementar as culturas de experimentação, aprendizagem e criatividade em três vertentes. A primeira é sobre colocar em prática e ver resultados. A segunda, envolver mudar processos e políticas. Enquanto a terceira é o momento de criar novas regras.
O poder de rastrear e conectar
O Congresso da ABIA terminou com a palestra de Nilson Gasconi, da GS1 Brasil, sobre processos de rastreabilidade no setor de alimentos. Ele falou sobre como a evolução da tecnologia contribui para melhorar o modelo de rastreamento de produtos para atender um consumidor exigente e sempre em busca de informação. “O primeiro passo para a confiança é a rastreabilidade”, disse.
Daí a importância de ter o máximo de informações nas embalagens. Isso porque as pessoas querem “falar com o produto”, ou seja, saber a origem e procedência, o processo de fabricação, se há substâncias potencialmente alérgicas, entre outros. Para finalizar, Gasconi explicou que rastrear é importante para identificar e ajudar a resolver problemas de todos os elos da cadeia, como eliminar o desperdício, por exemplo.
E assim terminou o 11º Congresso Internacional de Foodservice da ABIA. No próximo ano certamente teremos temas relevantes para todos os elos da cadeia do nosso mercado. E a Galunion estará presente para trazer as principais informações produzidas por lá. Acreditamos que eventos desse porte são uma excelente oportunidade para conhecer pessoas formidáveis e coletar informações valiosas, que se transformam em sucesso com felicidade.