Inspirações para sua oferta no foodservice
“Qual foi coisa mais esquisita que vocês comeram recentemente?” Foi com essa pergunta inusitada que a Food Designer da Galunion Paula Su iniciou sua fala no Galunion Insights 2019. Para ela, experimentar preparos diferentes é uma forma de criar repertório. E esse foi o tema da sua palestra: inspirações para oferta no foodservice.
Então, Paula trouxe os destaques de ingredientes e preparos da NRA Show 2019 e da Summer Fancy Food em NY. Sempre que citava um conceito de fora, ela mostrava também um exemplo brasileiro. Seu ponto de partida foi a pesquisa What’s Hot in 2019 da própria NRA. As tendências foram dividas em três principais: saudável, gostoso e funcional; sem origem animal; e o mundo em sabores.
Ideias de oferta no foodservice
No primeiro tema, a palestrante mostrou como a era dos vegetais está adotando novos formatos e apresentações. Os cogumelos, por exemplo, estão presentes em 76% dos conceitos fast casuals nos EUA. Aqui eles aparecem em restaurantes como The Burger Map e Baked Potato.
Também estão alta produtos que promovem saúde física, mental e emocional. É o caso da limonada de carvão ativado, dos drinks de colágeno e dos schrubs, uma bebida saborizada feita à base de vinagre. Outra tendência trazida foi o uso do Cannabidiol (Canna Business) em bebidas e comidas, que grandes marcas como Coca-Cola e ABInBev já estão investindo.
Em seguida, Paula trouxe exemplos de oferta culinária sem origem animal, com foco para os leites vegetais e principalmente as proteínas à base de plantas. Por outro lado, os carnívoros também têm suas inovações, relacionadas ao cuidado com os animais. A Whole Foods Market, por exemplo, já mostra em sua loja que eles são bem tratados, livres de jaula e sem aglomeração.
Outro case apresentado foi o da empresa Belcampo, que propõe uma reconexão com a origem destes alimentos a partir de vivências gastronômicas na fazenda. O objetivo é convidar os consumidores para conhecer a fundo o processo de produção da carne durante um acampamento campestre. Além de voltar para o campo, os participantes são estimulados a cozinhar de forma rudimentar, criativa e também divertida.
Belcampo: experiência na fazenda
Por fim, foi a vez de falar dos ingredientes étnicos, ou seja, o mundo em sabores. O destaque foi para a Ásia, que tem grande poder de influência na comida e nos sabores. Paula mostrou que a inovação vem de novas misturas e usos surpreendentes. Por exemplo, o taco com molho coreano da Veggie Grill.
Quem quiser se aprofundar nessas tendências pode baixar a apresentação disponível no site da Galunion. E não perca o próximo texto do Galunion Insights 2019, sobre as transformações em off-premises.