ANUFOOD 2023: os melhores insights da feira para o seu negócio!
Você já conhece a ANUFOOD Brazil?
Nos dias 11, 12 e 13 de abril, a GALUNION marcou presença na 4ª Feira Internacional exclusiva para o setor de alimentos e bebidas! O evento é uma das vitrines de lançamentos de produtos nacionais e internacionais, e de tendências para o varejo, foodservice e hotelaria.
Neste ano, a feira contou com mais de 300 expositores, 900 marcas, 15.000 visitantes e mais de 60 horas de conteúdo.
E é claro que traríamos os principais insights identificados no evento e os melhores cases de produtos para você! Fique conosco até o final porque tem muito conteúdo fresquinho sobre o mercado para ficar no seu radar.
São Paulo (SP), abril de 2023 – Durante a nossa curadoria da ANUFOOD 2023, percebemos certas características se repetindo em muitos produtos, que consideramos bem importantes para as estratégias atuais de negócio, além de alguns temas muito presentes em palestras.
Dessa forma, podemos listar 6 insights sobre produtos expostos na feira e 5 temas de destaque que identificamos nas palestras.
Vamos conferir?
6 insights sobre produtos
1. Multitendência
O primeiro deles é uma tendência que já falamos bastante por aqui e em nossos materiais, como o GALUNION Food&Tech Trends: produtos multitendência estão ganhando cada vez mais espaço entre os lançamentos. Afinal, por que ter apenas uma tendência reconhecida pelo consumidor no produto, se podemos ter várias agregando ainda mais valor e atingindo mais pessoas?
Esse é o posicionamento que o mercado de alimentos está adotando, por isso trazemos esse como o primeiro insight, já que vários exemplos que selecionamos para este artigo são multitendência.
2. Veganismo | Vegetarianismo
Na feira, veganismo e vegetarianismo não só foi um tema presente em diversos stands e palestras, como também trouxe formas diferentes de pensar a mesma temática.
Então, dividimos este tópico em 3 subtópicos principais:
Comunicação sutil:
Se antes muitas marcas destacavam os termos ‘vegano, vegetariano ou plant-based’ nas embalagens, vimos na feira uma comunicação mais sutil usando ‘produto vegetal’ ou, como no exemplo dos produtos da marca Naveia, a denominação usada de ‘deleite vegetal’.
Nas palestras foi destacado que essa mudança de comunicação visa aproximar todos os tipos de consumidores, sem delimitar a nichos ou levantar barreiras.
Foco na causa:
Vimos que o foco na sustentabilidade como causa nesses produtos ficou mais evidente, o que faz sentido em um cenário onde temas ESG (Governança ambiental, social e corporativa) ganham cada vez mais espaço.
Variedade de produtos:
Também notamos disponibilidade de produtos tanto análogos aos de proteína animal, quanto produtos com foco em frutas, verduras, oleaginosas, cogumelos etc.
3. Indulgência permissiva
A indulgência permissiva tem a premissa de criar produtos gostosos de verdade, mas sem renunciar à saudabilidade.
Na ANUFOOD, vimos inúmeros exemplos de produtos indulgentes, saborosos e com atributos de saudabilidade. Dentro dessa tendência, dois atributos se destacaram na feira:
- Atributos funcionais
Alimentos com atributos funcionais são aqueles que, como o nome sugere, além de serem nutritivos também possuem uma função específica em nosso organismo, produzindo efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos à saúde.
- Clean label
Clean label ou “alimentos reais”, apesar de não possuírem definição oficial, costumam ser aqueles com poucos e reconhecíveis ingredientes no rótulo e/ou 100% naturais.
A grande maioria dos produtos desse tipo vistos na feira tinha rótulos e embalagens com comunicação clara e direta de seus ingredientes e atributos.
4. Inclusão
Notamos uma tendência em maior oferta de produtos com foco em abranger o público que possui necessidades de dietas específicas, seja por fatores de alergias ou intolerâncias a ingredientes, ou causas sociais.
Em praticamente cada rótulo e embalagem analisados, os selos de “zero lactose”, “sem glúten”, “sem açúcar”, “sem soja” etc., estavam presentes de forma clara e de fácil identificação.
5. Conveniência
Conveniência foi uma das grandes tendências vistas, sendo representada por produtos cada vez mais fáceis de utilizar pelo consumidor ou que agilizam a operação para o foodservice, como misturas pré-prontas.
A rapidez e conveniência também aparecem em drinks ou bebidas mais elaborados e já prontos para o consumo ou serviço.
Outro ponto notado foi a grande oferta de conveniência em receitas de comfort food e novo comfort food; tanto utilizando ingredientes das receitas tradicionais (como um quindim clean label) como em produtos prontos que reproduzem tais receitas com ingredientes novos (como em uma feijoada com cogumelos).
6. Matérias-primas ou sabores típicos brasileiros
E por fim, outro insight muito interessante e que vale ser mencionado é o aumento da oferta de produtos feitos com ingredientes ou matérias-primas típicas brasileiras (aproveitadas de diversas maneiras).
Ingredientes como coco, castanhas, guaraná, baru, camu-camu, além do já internacionalmente popular açaí, se destacaram.
Pudemos ver também o stand da EMBRAPA, com destaque para essas matérias-primas, novos processos e possibilidades de aplicação.
Seleção de cases que demonstram os insights
Para exemplificar melhor esses insights, separamos 11 exemplos de produtos vistos e identificamos quais tendências citadas aqui cada um incorpora:
Confira todas as marcas listadas aqui:
5 destaques das palestras da ANUFOOD 2023
Estamos chegando ao final do artigo e gostaríamos de complementar o conteúdo com os 5 principais tópicos discutidos nas palestras e que, apesar de não serem temas novos, as discussões levantadas no evento sugerem que são pontos ainda em desenvolvimento e de atenção para o setor:
- Retenção e treinamento de pessoas
- ESG
- Inflação e barreira de preços ao consumidor
- Oportunidades do uso de tecnologia para melhorar processos e reduzir custos
- Omnicanalidade como uma forma importante de atender os consumidores
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