EMPRESA
Há quase 30 anos no mercado, a Casa do Pão de Queijo é uma das maiores franquias de alimentos do Brasil em número de unidades no segmento de cafeteria. A marca conta com mais de 400 franquias, mas também opera com lojas próprias. Além disso, a empresa possui modelo de negócio vertical, ou seja, produz e abastece a maioria dos produtos vendidos na rede.
OPORTUNIDADE
Em 2013, às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, a Casa do Pão de Queijo, depois de algum tempo operando exclusivamente com lojas franqueadas, decidiu investir novamente em lojas próprias. Para isso, a empresa optou por atuar dentro de aeroportos, aproveitando o crescimento do fluxo de passageiros. O objetivo era conquistar um espaço estratégico importante, se beneficiar da demanda aquecida e fazer um ciclo de investimento em operação própria no momento mais propício, para obter retorno acelerado.
SOLUÇÃO
A Galunion mapeou os pontos de venda e estabeleceu a melhor forma de atuação para cada unidade, desde a proposta de valor até a definição do modelo operacional e portfólio. O projeto envolveu também a estruturação da Unidade de Negócios, para definir os métodos de gestão, desenho de processos, a matriz de responsabilidades e a contratação dos líderes da operação. Ao final, os consultores da Galunion acompanharam a implantação das lojas e monitoraram a execução durante os primeiros meses.
RESULTADOS
A Casa do Pão de Queijo conseguiu recuperar o seu investimento já no primeiro ano do projeto, graças à definição assertiva do conceito e do portfólio em cada unidade. Outro fator importante para o sucesso foi a criação e implantação da Unidade de Negócios.
EXPERTISES ENVOLVIDAS
Estratégia
Inteligência de Mercado
Operações
Forecasting
Pessoas e organização
DEPOIMENTOS
O trabalho da Galunion foi fundamental na elaboração de nosso plano de negócios. Decidimos voltar ao varejo como operadores e a equipe liderada pela Simone Galante foi muito profissional e competente, contribuindo com conhecimento e opiniões em todos os aspectos da nova área. Ficamos muito satisfeitos com o trabalho realizado por eles.
Alberto Carneiro Neto • Presidente Casa do Pão de Queijo