GALUNION – Consultoria em Foodservice

Como fazer uma logística de entrega eficiente no seu delivery

Delivery vem sendo uma pauta constante nos últimos artigos do nosso blog. Contudo, ainda não abordamos um tema fundamental para esse serviço e que, muitas vezes, não recebe a devida atenção: logística de entrega!

Por isso, a GALUNION, juntamente ao iFood, produziu este artigo explicando um pouco mais sobre o tema e ainda com algumas dicas valiosas para você adotar em seu restaurante.

Quer entender sobre logística? Então fique até o final!

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São Paulo (SP), novembro de 2022 – Gostaríamos de começar o texto esclarecendo melhor o conceito de logística e o motivo de ser tão primordial para os casos de delivery. Para isso, queremos que você faça uma primeira reflexão: o que é logística?

Apesar de focarmos nos entregadores neste texto, é importante frisar que logística vai muito além apenas do transporte do produto. Em um significado amplo, é levar o produto certo até o cliente certo, no lugar e na hora corretos. É o planejamento para armazenar e transportar o produto preservando suas características.

Traduzindo para o delivery em foodservice: logística é oferecer o cardápio certo, na embalagem certa e no tempo correto. Ou seja, é preciso considerar uma série de fatores, como abrangência da área de entrega, a seleção de fornecedores, estoque de produtos e muitos outros.

Importância da logística no delivery em foodservice

Bem, agora já fica mais fácil imaginar por que a logística é tão essencial para o delivery. E já adiantamos logo a resposta: porque ela está diretamente ligada à qualidade da comida que você entregará ao cliente!

À primeira vista, essa parece ser uma resposta muito simples… E é! Mas vamos explorá-la mais traçando um paralelo entre duas situações:

Em um restaurante físico, é comum que o consumidor espere uma experiência completa que não se limita apenas ao prato. Isso engloba o ambiente, o tratamento – desde a recepção, por exemplo, até o garçom – e outros fatores. Isso significa que, em muitas ocasiões de consumo, ele está disposto a pagar a mais pelo momento de lazer do que pela comida em si.

Já no delivery, o consumidor também espera uma ótima experiência, mas o foco é na comida e sua qualidade, já que o ambiente físico não “existe” nessa situação. Ainda que o restaurante melhore essa experiência por meio de bilhetes, cortesias etc., o principal sempre será a comida.

Assim, para garantir a excelência da comida e da experiência também na casa do cliente, o planejamento da logística é indispensável.

E como dissemos, a entrega é um dos fatores mais importantes nesse processo, por isso falaremos dela hoje. É preciso saber equilibrar muito bem os “pratinhos” da embalagem ideal, do transporte e do tempo de entrega da comida.

Quando um deles escapa, suas vendas podem ser prejudicadas e é isso que veremos a seguir.

Problemas no delivery

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Você sabia que, segundo dados da nossa última pesquisa com consumidores GALUNION (6ª edição), 84% das pessoas tiveram problemas com delivery nos últimos meses?

Ainda, 69% dos que tiveram problemas, o principal foi o tempo de entrega maior que o prometido.

Com esses números, podemos perceber que apesar de ser um serviço praticamente obrigatório nos restaurantes hoje, ele ainda apresenta falhas que prejudicam as vendas.

Isso porque na edição anterior dessa pesquisa, 80% das pessoas já haviam dito que uma entrega abaixo de 25 minutos aumentaria a frequência de pedidos por delivery.

Então, diante desse cenário, selecionamos algumas dicas para uma logística eficiente, relacionadas à etapa da entrega do pedido, para te ajudar nesse processo!

Dicas para uma entrega eficiente

Hoje, adota-se cada vez mais a tendência do Q-commerce (Quick Commerce, ou comércio rápido), que engloba entregas mais rápidas e logística com menores distâncias. As dicas a seguir são grandes ferramentas para começar a entrar na tendência também. Confira!

1. Invista em um bom sistema de gerenciamento de informações:

Para que você tenha o controle do que acontece, é necessário rastrear todas as informações possíveis do pedido. Com o Entrega Fácil do iFood você acompanha as rotas dos entregadores até o restaurante em tempo real.

Dessa forma, a cozinha consegue saber quando o entregador chegará no restaurante e entregar a comida no tempo certo para que ela saia ainda quente para o cliente.

2. Tenha uma cozinha ágil:

Dissemos que você deve rastrear as informações em tempo real para acertar o “timing” perfeito. Mas essa agilidade só é possível se na sua cozinha também existem processos e tecnologia que agilizem esse processo.

  • Cardápio compacto e específico para delivery: oferecer um cardápio reduzido, no delivery, é essencial. Quanto maior ele for, como geralmente é no local físico, mais processos existem na cozinha e maiores as chances de “se perder”. Fora isso, nem todas as receitas que funcionam bem no local terão um desempenho excelente no delivery. Então, o cardápio de delivery deve ser pensado para ser excelente, ágil e viajar bem.
  • Equipamentos certos: caso o seu delivery já esteja bem consolidado, é interessante pensar em equipamentos que garantam essa agilidade também. Hoje já existem as “geladeiras quentes”, por exemplo, que são fornos que mantêm o alimento quente por um tempo prolongado, sem precisar refrigerar, regenerar e finalizar antes da entrega.
3. Não prometa um tempo de entrega que não consegue cumprir:

Apesar de o consumidor considerar até 25 minutos um tempo de entrega ideal, o mais importante aqui é conhecer os seus processos e ser realista ao considerar o tempo mínimo de preparo de um prato na sua cozinha. Não existe fórmula para esse cálculo.

Neste caso, a promessa é mais importante que a execução. Se você promete entregar em vinte minutos e entrega em quarenta, o cliente fica frustrado; mas se acontece o contrário, ele fica impressionado!

4. Equilibre o fluxo de demanda com entregadores próprios e terceiros:

Caso seja possível, adote o formato híbrido para fazer suas entregas.

A vantagem em ter uma equipe fixa é que você pode treiná-la para representar o seu restaurante, afinal, os entregadores no delivery fazem o mesmo papel do garçom no local físico.

Porém, em horários de pico de demanda, apenas essa equipe pode não dar conta. Então, você pode contratar entregadores que contam com um sistema de informação que permita agilidade na entrega.

Agora, se ter uma equipe fixa não é viável no momento, outra vantagem de entregadores terceirizados é justamente o fato de não precisar gerenciar uma equipe.

Para saber como contratar um motoboy para entrega, o iFood preparou um artigo super completo, com passo a passo, que você pode conferir aqui!

5. Valorize e cuide das equipes de entrega, sua ou terceirizada:

Como dissemos, o entregador de delivery é o seu “garçom”, é o ponto de contato com o cliente.

Para que o garçom, no espaço físico, trate os consumidores da melhor forma, é preciso engajá-lo e oferecer treinamentos. Como já abordamos em outro artigo do blog, sobre desenvolvimento de carreira dos colaboradores, uma equipe valorizada também valoriza seu cliente!

Mas então, como fazer com que os entregadores terceirizados também se engajem e valorizem a entrega?

Ações bem simples podem ajudar! Com pequenas atitudes, como oferecer um café, petiscos do restaurante, criar um espaço exclusivo para que ele espere o pedido ou até mesmo entregar um bilhete com uma mensagem gentil, você pode inspirá-lo a cuidar do pedido com atenção também e a entrega pode ser mais rápida e eficiente.

Mas também existem outras práticas para estabelecer um relacionamento com pessoas entregadoras e você pode conhecê-las neste artigo do iFood!

Bom, esperamos que este conteúdo tenha te motivado a investir ainda mais na logística com seus entregadores. Mas se você ainda não adota o delivery, não tem problema! O iFood também tem um conteúdo completo explicando como fazer entregas de comida, com todos os detalhes.

E para mais conteúdos gratuitos GALUNION, acesse nossa página de materiais!

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Veja os hábitos dos consumidores na última pesquisa GALUNION – Alimentação Hoje: a Visão do Consumidor (6ª edição).
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Veja os hábitos dos consumidores na penúltima pesquisa GALUNION – Alimentação na Pandemia (5ª edição).