Dados e tecnologia: como transformá-los em estratégia e inteligência?
A tecnologia nos abre portas para inúmeras oportunidades, desde processos mais otimizados e práticos até conexões entre marca e consumidor.
Porém, muito mais que isso, a tecnologia nos proporciona o bem mais valioso de uma empresa – e que por vezes não é reconhecido: dados.
Na era dos dados, precisamos entender como podemos aproveitar ao máximo tudo que eles proporcionam para a evolução dos negócios. E neste artigo, novamente em parceria com o iFood, falaremos sobre isso!
São Paulo (SP), dezembro de 2022 – Nós já iniciamos o texto com uma simples afirmação: sim, os dados são o bem mais valioso de uma empresa hoje. Mas não apenas dados, números ou frases aleatórias, e sim a transformação desses dados em informação, conhecimento e inteligência.
E por que isso é tão importante?
Bom, dados com significado podem dar suporte à operação e gestão do negócio, proporcionando melhorias que garantam redução de desperdícios, organização de pedidos e fluxo de produção, melhores predições para abastecimento e maior velocidade nas entregas de delivery.
Ou ainda, podem melhorar o atendimento da equipe ao cliente, com conhecimento sobre a oferta e o próprio cliente à mão, aliando o digital e o humano para proporcionar uma experiência de hospitalidade acima das expectativas.
Esses são pequenos exemplos das suas utilidades, mas isso só é possível se você possui os dados certos dos seus clientes, a ponto de conhecê-los muito bem, e a inteligência de como acionar esse conhecimento a favor de seu negócio. Com isso, você pode trazer diferentes conteúdos de acordo com seus contextos exatos ou personalizar ofertas e destaques do seu menu, por exemplo.
E assim temos a inteligência de fato aplicada para gerar resultados!
Mas então, como fazer isso de forma automatizada e rápida?
A resposta é Inteligência Artificial!
Inteligência Artificial
O que lhe vem à mente quando pensa nesse termo?
É bem comum que as pessoas associem a IA a tecnologias muito complexas ou “mirabolantes”, afinal, filmes de ficção científica não faltam para influenciarem na construção desse conceito, não é mesmo?
Porém, a IA pode ser muito menos complexa do que aquela apresentada nos filmes. Hoje, ela já está presente no nosso cotidiano e muitas vezes nem percebemos!
Qual foi a última vez que você utilizou o Google Tradutor, por exemplo? Ou fez alguma pesquisa por reconhecimento de voz? Bem, essas ferramentas utilizam Inteligência Artificial para funcionar.
Mas o que é IA, afinal?
Inteligência artificial é um campo da ciência da computação que busca solucionar problemas de forma autônoma através de máquinas e sistemas. Em outras palavras, ela permite que sistemas ajam racionalmente – imitando recursos da mente humana – para resolverem problemas e tomarem decisões com base em dados.
É claro que todo o conceito é mais complexo e abrangente, incluindo os sub-campos de deep learning e machine learning, por exemplo. Porém, neste artigo focaremos nas aplicações práticas de IA no foodservice e suas vantagens, transformando dados em inteligência. E caso queira se aprofundar nos conceitos de deep e machine learning, o iFood também possui um artigo apenas sobre isso.
Então, agora que você já sabe o conceito básico de Inteligência Artificial, separamos alguns exemplos práticos dessa tecnologia aplicada no foodservice. Confira!
1. Aplicativos de rotas
A transformação digital dos restaurantes, impulsionada pela pandemia, consolidou ainda mais o delivery. Para essa atividade, é necessário não apenas ter um aplicativo de navegação – como Waze – mas um aplicativo que faça uma roteirização detalhada da viagem com base nas características de entrega. Ou seja, com os dados certos, ele planeja a rota da forma mais eficiente, reduzindo a distância percorrida, tempo das entregas e custos.
Nós já temos um artigo no blog sobre como fazer uma logística de entrega eficiente no delivery, que traz algumas dicas para ter uma operação de sucesso, e aliar a Inteligência Artificial a esse processo pode te trazer ainda mais lucros.
Para que a entrega seja ágil e eficiente, o aplicativo de roteirização considera alguns fatores ao planejar as rotas, como restrições de bairros; características dos produtos a serem transportados por carro ou motocicleta; priorização de entregas, no caso de alimentos que devem ser consumidos logo após o preparo e mais.
2. Bots de atendimento ao cliente
Muito provavelmente você já conversou com “robôs” ao querer tirar dúvidas com alguma loja ou empresa, certo?
Esses robôs são chamados de bots e são desenvolvidos para executarem funções repetitivas, que podem ser facilmente automatizadas. Assim, eles otimizam as operações da empresa ao economizarem tempo e recursos dos atendimentos.
É claro que, considerando a necessidade de uma “jornada humanizada” com o cliente, que tanto discutimos aqui na GALUNION, essa tecnologia deve ser usada com cautela, tendo como objetivo agilizar serviços de forma positiva, tanto para a empresa quanto para o consumidor. Do contrário, pode cansar seu cliente com falhas na comunicação e criar frustrações.
Agora, se empregadas da maneira correta, as simulações de conversas humanas em tempo real podem ser grandes aliadas em canais que costumam receber sempre as mesmas perguntas ou reclamações.
3. Atendimento automatizado
E por fim, apesar de não ser algo tão comumente visto no dia a dia, achamos relevante citar que os “robôs” atendentes já são uma realidade no foodservice.
Muitas empresas já estão criando suas unidades de autoatendimento nas quais os alimentos são preparados e servidos por robôs, sem nenhum tipo de interação humana.
Hoje, também já é uma realidade cumprimentar os clientes com ‘bom dia’ e ‘boa noite’ (até chamá-los pelo nome), apresentar o cardápio, conduzir até a mesa e decorar seu número. Há também robôs voltados para a desinfecção de ambientes.
No último volume do GALUNION Food&Tech Trends 2022 – volume 4: E o Futuro? – você pode conferir, inclusive, alguns exemplos de robôs e automações do foodservice hoje em dia. Um desses exemplos é a marca Piestro, nos Estados Unidos, que desenvolve máquinas que fazem pizzas personalizadas de forma autônoma em até 3 minutos.
Mas além dos robôs atendentes, também trazemos exemplos de lojas 100% autônomas, como o Muffato Go Brasil. Ele é o primeiro mercado 100% autônomo da América Latina, totalmente operado por inteligência artificial e visão computacional.
As tendências em tecnologia, e no geral, evoluem cada vez mais rápido, por isso é muito importante estar atento(a) aos novos comportamentos da sociedade e entender como é possível encaixá-los no seu negócio.
Bom, estamos chegando ao fim de mais um artigo e gostaríamos de frisar as vantagens de incluir a Inteligência Artificial na sua empresa:
IA e suas vantagens
Como vimos, essa tecnologia evolui a cada dia e proporciona vantagens que podem fazer toda a diferença no seu negócio, com robôs ou não. Além disso, ela pode não ser tão complexa quanto se espera.
Entre as principais vantagens do uso da IA, estão:
- Coleta de dados relevantes, como interesses e hábitos de compra, para transformá-los em estratégia;
- Melhorias no atendimento;
- Automação de tarefas, como controle de fluxo de caixa, gestão de estoque, previsão de vendas e mais;
- Experiência do consumidor
Como dissemos no início do texto, dados são o bem mais valioso de uma empresa. E a Inteligência Artificial chegou para revolucionar a forma como nos relacionados com ele, mas para isso precisamos saber usá-la!
Para se aprofundar ainda mais no tema e conferir outros exemplos práticos de IA no dia a dia e suas vantagens, acesse o blog do iFood!
E para ficar por dentro das principais tendências do foodservice nas áreas de experiência e tecnologia, acesse nossos volumes 3 e 4 do GALUNION Food&Tech Trends 2022 (Experiência e Hospitalidade; E o Futuro?, respectivamente)!