Sam Stanovich, especialista em franquias e restaurantes, fala sobre o mercado de foodservice
Este ano, o destaque do 11º Congresso Internacional de Food Service, da ABIA, foi a palestra internacional de Sam Stanovich. Especialista nas áreas de franquias e restaurantes, ele é diretor responsável pela liderança e desenvolvimento da marca Firehouse Subs, além de membro do Advisory Board da Illinois Restaurant Association.
Em entrevista exclusiva para o blog da Galunion, Sam contou como foi conhecer os sabores e o mercado brasileiros. Também falou sobre tendências globais de foodservice e o que esperar da NRA Show 2019. Confira!
O que achou do Brasil e de São Paulo?
Sam Stanovich: Foi nossa primeira vez no Brasil. O país é extremamente vasto, com muitos lugares e oportunidades interessantes. Então nós tivemos apenas um gostinho durante a nossa curta visita. São Paulo me lembra a cidade de Nova York. É realmente um caldeirão do país, por muitas razões, mas eu gostei especialmente da comida e das experiências culinárias que tive.
Como foi a sua experiência gastronômica por aqui?
Sam Stanovich: Foi incrível e não tenho certeza se tenho espaço ou tempo suficiente para contar tudo. A seleção de carne brasileira foi maravilhosa. As várias estações de cultivo, junto com o clima, valorizaram muito os sabores das frutas e legumes. Além disso, como o amante de doces que sou, fiquei deslumbrado com as sobremesas brasileiras.
Acredito que comi quatro refeições por dia com muitos lanches. Estivemos em mercados, restaurantes, padarias e cafés. Testamos e provamos São Paulo. Ao mesmo tempo, também visitamos alguns fast foods como McDonalds para fazer comparações com os EUA.
Como você avalia o mercado de foodservice no Brasil?
Sam Stanovich: O mercado de foodservice está em desenvolvimento no Brasil. O transporte de mercadorias é um desafio ainda maior do que nos EUA. Mas há muita oportunidade de crescimento e demanda reprimida por comer fora de casa, como discutimos no congresso da ABIA.
Por isso, o Brasil tem uma grande oportunidade neste momento. Estou interessado em acompanhar como será o futuro do foodservice brasileiro.
Na sua visão, quais são as principais tendências globais do setor?
Sam Stanovich: Sabor e inovação lideram as tendências. Nos EUA, estão surgindo cada vez mais experimentos com pratos e conceitos novos e diferentes. O canal de televisão Food Network ajudou a mudar a cultura por lá, além de inspirar e desafiar o consumidor a experimentar coisas novas.
Por outro lado, também estamos tendo mais acesso a ingredientes locais, que estão mudando a cadeia de suprimentos em algumas cidades.
A partir da sua experiência em franquias e restaurantes, quais são os seus conselhos para empreendedores do setor?
Sam Stanovich: Servir ótimos produtos com um serviço extraordinário é sempre a dupla vencedora.
A capitalização do restaurante é obrigatória.
É preciso entender seus custos e orçamento adequadamente.
Vendedores nunca dormem e a agitação é real.
Este é um negócio de “estilo de vida”.
O que é inovação no foodservice para você?
Sam Stanovich: A inovação é sempre inspirada no sabor. A grande questão é o que realça o sabor e como o alimento é preparado. As tendências de equipamentos e automação estão chegando mais cedo e mais rápido do que nunca. Usando a tecnologia é possível preparar sabores e corte sem precisar fazer tudo do zero.
Falando sobre a NRA Show, qual é a importância de visitar a feira?
Sam Stanovich: A NRA Show é a maior feira do hemisfério ocidental. Não há lugar melhor para aprender, fazer networking e experimentar novidades, tanto em produtos e alimentos quanto em equipamentos. Portanto, é o lugar certo para quem quer se aprimorar, se desenvolver e ter novas experiências.
Por fim, o que podemos esperar da NRA Show 2019?
Sam Stanovich: É o centenário do evento, então temos muitas surpresas e atividades planejadas. A indústria estará apoiando totalmente a programação, com o desejo de mostrar a inovação e o futuro, bem como uma retrospectiva de como foi a jornada até agora. Eu prometo que não irá decepcionar.