Estudo de personas: o que você precisa saber sobre a ferramenta e dicas para aplicar em seu negócio em alimentação!
A criação de personas é uma ferramenta do marketing que direciona com quem a sua marca deve se comunicar. Assim como a definição do público-alvo (sim, são ferramentas diferentes) esta é uma tarefa que pode parecer simples, mas é muito importante para o sucesso nas ações de qualquer marca, seja no mundo digital, no desenvolvimento de novos produtos, ou até mesmo nas decisões importantes do negócio, como ampliar os canais de venda, por exemplo.
Bom, dedicar tempo e recursos para conhecer seu consumidor é essencial para criar estratégias, ações e inovação. Por isso, queremos trazer neste artigo, dicas e insights valiosos que irão te ajudar a encontrar a sua persona, e quais são as oportunidades que esta ferramenta pode trazer ao seu negócio! Vamos lá?
Mas afinal, qual a diferença entre público-alvo e personas?
Público-alvo é o que você define para o seu negócio como um grupo de consumidores com características em comum, para quem serão direcionadas suas estratégias e ações. É uma definição ampla e não se refere a alguém específico, mas a pessoas que podem se interessar pela sua marca. Aqui vai um exemplo:
Homens e mulheres, de 30 a 40 anos, solteiros, sem filhos, moradores do centro da capital de São Paulo, com renda de R$ 5 a R$ 10 mil, ensino superior completo, independentes e autoconfiantes, estilo aventureiro e esportista, vão a restaurantes nos finais de semana, buscando sabor e indulgência em produtos de qualidade.
A definição do público-alvo é extremamente importante e relevante para os negócios e apoia diversas decisões estratégicas. Porém, o estudo e criação de personas é fundamental para qualificar este público, segmentar suas ações e conhecer melhor com quem a sua marca se relaciona. Isso porque, o estudo de personas se baseia em dados e comportamentos reais, que representam os clientes ideais de uma marca ou empresa.
Neste processo, definimos as características de clientes típicos do negócio, criando um personagem semifictício (também conhecido como buyer persona ou avatar). Aqui vai um exemplo:
Mariana, 35 anos, mora na Vila Madalena, e gosta de sair com os amigos às sextas-feiras. Ela trabalha em uma empresa descolada, na área de marketing e por isso, está sempre antenada nas tendências. Gosta de comida de boteco, mas busca por uma culinária gourmet, e prefere cervejas artesanais para acompanhar. Ao sair com os amigos, ela gosta de postar nas redes sociais e compartilhar com seus seguidores. Seu estilo de música preferido para essa ocasião é um MPB ao vivo, com as clássicas para cantar com os amigos.
Veja como a descrição é mais “pessoal”! Não parece que você conhece, de fato, a Mariana? Afinal, quando queremos nos relacionar e agradar alguém, fica mais fácil quando conhecemos seus interesses, seus hobbies e seus desafios, não é mesmo?
Agora que você sabe o que são as personas e porque elas são importantes, chegou a hora de “colocar a mão na massa” e criar as personas do seu negócio. Vamos lá?
Como criar a sua persona?
Para criar as suas personas – sim, você pode e deve criar mais de uma – é preciso pesquisar: quem são os seus clientes, com o que trabalham, o que fazem durante o dia, como se informam e quais são suas maiores necessidades. Assim, a persona se embasa em dados e não apenas em suposições da sua equipe.
E para descobrir todas essas características, é preciso estar sempre atento e mantendo um relacionamento com os seus consumidores, seja perguntando a eles como foi a experiência no salão, interagindo nas redes sociais, enviando pesquisas de satisfação ou até mesmo convidando aqueles mais fiéis para participarem de degustações.
Por falar em redes sociais, que tal espiar o perfil daqueles clientes que sempre marcam seu restaurante nos stories do Instagram ou sempre comentam suas publicações no Facebook? Se os perfis dessas pessoas forem abertos e elas compartilharem vários aspectos de suas vidas, essa pode ser uma fonte de diversos insights para o seu negócio. Você pode descobrir que seus clientes amam pets por exemplo e tornar seu restaurante pet friendly, ou que muitos são apaixonados por viagens e criar receitas inspiradas em culinárias internacionais!
Por isso, comece listando quais características são mais importantes descobrir neste momento, aqui vão alguns exemplos:
– O que essa pessoa ama fazer em seu tempo livre?
– Quais são seus hobbies?
– Quais redes sociais ela usa?
– Qual sua culinária preferida? O que isso diz sobre ela?
– Ao frequentar um restaurante, qual tipo de experiência ela está buscando?
– E ao pedir no delivery, qual a experiência que ela espera?
– Quais são seus sonhos?
– Como ela se comporta no grupo de amigos?
– É uma pessoa casada ou solteira?
– Essa pessoa valoriza e dá preferência para marcas sustentáveis?
– Quais são seus maiores desafios no momento? Quais seus medos?
– Como a sua marca poderia ajudar ela a enfrentar algum desafio?
– Em que momento ela busca pelos seus produtos e serviços?
– Essa é uma pessoa jovem que está sempre rodeada de amigos ou um adulto acompanhado por sua/seu esposa/marido e filhos?
– Que tipo de música ela gosta?
– Ela gostaria de estar em um ambiente com música? Ou prefere lugares mais calmos?
– Será que essa pessoa gostaria de estar em um lugar bonito para fazer fotos para o seu Instagram?
– Que tipo de influenciadores ela segue nas redes sociais?
– Qual conteúdo que ela consome nas redes sociais?
– Ela é fã de algum filme/série/livro/triologia?
– Quais os assuntos do momento na vida dessa pessoa?
São tantas as possibilidades que não caberiam em um artigo! Isso porque as pessoas são múltiplas e únicas, cada uma com suas preferências, desafios, vivências e hábitos, mas certamente, seus clientes terão algumas dessas características listadas em comum. E se você se preocupa em agradar e gerar encantamento ao seu consumidor, deve compreender isso, estando sempre preocupado em conhecê-lo melhor e encontrar formas de gerar impacto positivo.
Mas e agora que conheço minhas personas, como usar isso a favor do meu negócio?
Bom, agora que você sabe o que são as personas, porque elas são importantes, e como usar essa ferramenta, chegou a hora de entender o que fazer com essas informações obtidas – e acredite, de nada adianta construir suas personas, se você não priorizar o desenvolvimento de estratégias e ações, pensando nelas!
Por isso, se você já sabe quem é a sua persona e quais são suas necessidades e hábitos, não dá para ficar parado! É preciso investir esforços para usar essas informações e manter a competitividade, principalmente dentro dos marketplaces de delivery. Usar dados do setor como aliados para estas decisões também é uma ótima escolha para ter um olhar 360º do mercado e do consumidor.
Além disso, uma ferramenta que usamos bastante na Galunion é o mapa de empatia. Ele ajuda a desenvolver novos produtos e serviços focando nas necessidades e desejos dos seus clientes. Com essa ferramenta é possível entender o que o cliente diz, faz, vê, pensa, sente e ouve a respeito de um produto, sendo essencial para o seu sucesso, trazendo uma estratégia mais visual que orienta a discussão e o brainstorming sobre a criação de novos produtos a partir da perspectiva do cliente.
Além disso, é sempre preciso ter outros aspectos do seu negócio em mente no momento de desenvolver novas ações. Ou seja, antes de criar algo novo e inovador, é importante levar em consideração o desejo do consumidor, mas também entender se a ação é factível para a sua operação e se ela é viável em relação a estratégia da marca e financeiramente. Como Design Thinking esquematizado abaixo:
E aí? Este artigo foi útil para começar o estudo de personas da sua marca? Então compartilhe este artigo com os profissionais que você conhece!
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