GALUNION – Consultoria em Foodservice

As 12 apostas da GALUNION para 2025

Foodservice em 2025: 12 Tendências para o Mercado

Relatórios de tendências são, por si só, uma grande tendência. A cada início de ano, empresas, especialistas e consultorias de diversos setores analisam o cenário atual e compartilham suas visões sobre o que moldará o mercado nos próximos meses e anos. No foodservice, onde inovação e adaptação são essenciais, acompanhar esses movimentos é uma peça-chave para a estratégia de negócios e é um trabalho que realizamos constantemente aqui na GALUNION.

Em agosto do ano passado, lançamos nossa versão atualizada da Mandala GALUNION de Food&Tech Trends, reunindo 26 tendências que consideramos atuais e relevantes para o setor. No entanto, sabemos que nem todas essas tendências impactam todos os modelos e tipos de negócio do setor. Fora isso, algumas têm aplicação mais restrita, outras mais imediata e outras se consolidam no médio ou longo prazo.

Para ajudar as empresas do setor a focarem no que pode gerar impacto agora, selecionamos nossas 12 apostas para 2025. Essas apostas refletem movimentos que já estão ganhando tração e têm maior probabilidade de influenciar o mercado no curto prazo. Assim como as tendências da mandala de onde se originam, elas não se aplicam a todos os negócios da mesma forma, mas são oportunidades que merecem ser observadas com atenção e avaliadas dentro de cada estratégia, o segredo está na escolha multitendência correta para o seu negócio.

A seguir, apresentamos brevemente essas 12 apostas e como elas podem impactar o foodservice em 2025.

Em Modelos de Negócios incluímos as tendências relacionadas à maneira de gerenciar e estruturar o negócio, ou seja, sua forma de vender, operar e comprar. Destacamos nesse ano três apostas dentro da área de Modelo de Negócios da nossa mandala:

  1. Fácil e Conveniente: O consumidor quer facilidade: processos otimizados, velocidade sem erros e soluções que se encaixem na sua rotina. Estar presente onde ele está e servi-lo da forma que prefere são diferenciais.
  2. Collabs: Parcerias estratégicas entre marcas impulsionam inovação e alcance. As collabs criam novos produtos e experiências conjuntos, aproveitando o melhor de cada marca para gerar valor e credibilidade.
  3. Local e Artesanal: Valorização de ingredientes locais, produtores regionais e processos artesanais conectam marcas a consumidores que buscam autenticidade, saudabilidade e/ou impacto positivo.

A Oferta de Alimentos e Bebidas é o coração do foodservice, unindo paixão, técnica e propósito, impactando diretamente a recompra e a diferenciação no mercado. Sua construção envolve desde a arte gastronômica aplicada até escolhas estratégicas, como variedade, ocasião e momento de consumo, tecnologias aplicadas, ingredientes e parcerias. Além disso, precisa estar alinhada ao propósito da marca, suas práticas ESG e ao modelo de negócios. Destacamos nesse ano cinco apostas dentro da área de Alimentos e Bebidas da nossa mandala:

  1. Oferta financeiramente ($) acessível: Com a situação econômica ainda complicada, os consumidores buscam ofertas que ofereçam mais valor, como combos promocionais ou substituições que afetem menos o bolso.
  2. Brasilidade: A valorização das raízes culturais do Brasil está em alta, com ênfase em receitas e ingredientes que refletem nossa história e as diferentes regiões do país.
  3. Novo comfort food: As ofertas tradicionais, repaginadas e modernizadas, podendo incluir apresentações criativas, correspondem à crescente tendência geral de nostalgia e ao desejo por experiências reconhecíveis e confortáveis.
  4. O sabor é rei: O sabor único com qualidade, de receita exclusiva e que só pode ser encontrada em um lugar, é essencial para diferenciação, recompra e fidelização.
  5. Saúde do corpo e da mente: A tendência de saudabilidade, que existe há muito tempo, vem evoluindo para abranger também o bem-estar mental, com abordagens variadas.

Para ganharmos o jogo, é cada vez mais importante pensar na Experiência completa e hospitalidade diferenciadora da nossa marca, reforçadas através de conexões com o consumidor. Destacamos nesse ano quatro apostas dentro da área de Experiência e Hospitalidade da nossa mandala:

  1. Reconhecer meus públicos: A importância de entender profundamente os diferentes perfis de clientes para criar experiências personalizadas e relevantes, para que esses se sintam reconhecidos.
  2. Jornada do colaborador: Ter e manter bons colaboradores é um dos principais desafios globais enfrentados pelo setor e garantir uma excelente experiência do colaborador é uma tendência fundamental para a excelência na experiência do cliente
  3. Múltiplas ocasiões: A tendência de múltiplas ocasiões no foodservice reflete o fato de que um mesmo consumidor pode ter necessidades distintas de oferta e serviço, dependendo de variáveis como o dia, a companhia, o tempo disponível e o clima. Diante disso, muitos consumidores esperam que os locais que frequentam se adaptem a essas diferentes ocasiões de consumo.
  4. Autêntico e Transparente: A tendência de autenticidade e transparência no foodservice vai além da comida, abrangendo também a experiência de marca e da construção de uma relação de confiança com o cliente.

Para finalizar essa apresentação de nossas 12 apostas para 2025, convidamos você a conhecer a nossa Mandala de Food&Tech Trends 2024-2025, que apresenta as 26 tendências que identificamos no setor de foodservice, disponível aqui no nosso site.

Já para os assinantes da nossa comunidade digital, temos um material ainda mais detalhado sobre nossas 12 apostas mencionadas aqui, com informações mais detalhadas e exemplos práticos para ajudar a desenhar suas estratégias de negócios com prosperidade.