EMPRESA
Fundada em 1990, a Forno de Minas é uma indústria de alimentos congelados que produz o tradicional pão de queijo mineiro, além de folhados, massas, waffles, entre outros produtos. Atua no mercado de varejo e foodservice com abrangência nacional e internacional, exportando, atualmente, para 12 países.
OPORTUNIDADE
Em 1999, a empresa foi vendida para uma multinacional americana e, após 10 anos, voltou a ser comandada pelos seus fundadores.
Após retornar ao mercado, reajustar processos, a qualidade dos produtos e recuperar a liderança no varejo, o desafio da Forno de Minas foi estruturar o negócio para atender o foodservice de forma consistente, com produtos práticos, de alta qualidade e com ampla oferta para atingir os diversos tipos de operações do segmento.
SOLUÇÃO
A parceria com a Galunion surgiu em 2014, para repensar a estratégia de abordagem no mercado de foodservice e recuperar o faturamento no segmento, que chegou a representar, antes da venda da empresa, 40% do faturamento total.
O projeto se iniciou com um diagnóstico interno para entender as capacidades da empresa, sua estrutura e organização, além de possiblidades de inovação e expansão. Em seguida, conduzimos entrevistas em profundidade com fornecedores, clientes, não-clientes e distribuidores, para identificar de que forma a proposta de valor estava sendo percebida pelo mercado.
Realizamos análise da carteira de clientes, formas de segmentação e aderência de portfólio. Com base nos estudos realizados, foram feitas recomendações de ajustes de portfólio, processos, posicionamento, estrutura organizacional e um plano de ações estruturantes.
RESULTADOS
Os resultados apareceram rapidamente, especialmente em segmentos antes não atendidos pela Forno de Minas. Logo no primeiro ano após o trabalho com a Galunion, o foodservice já representava mais de 30% de todo o negócio. A marca passou a atuar em padarias de supermercados e consolidou sua presença em redes de fast-food, cafeterias e lojas de conveniência.
EXPERTISES ENVOLVIDAS
Estratégia
Inteligência de Mercado
Vendas
Desenvolvimento de produto
Pessoas e organização