GALUNION INSIGHTS: cuidar das pessoas e dos negócios passa por usar tecnologia
O foodservice é um negócio de acolher pessoas. Nosso evento mostrou tendências e caminhos para transformar ideias em realidade com uma visão de propósito ampliada.
São Paulo (SP), dezembro de 2023 – O foodservice brasileiro e mundial vem se transformando nos últimos anos. As mudanças sociais, econômicas e geracionais têm alterado comportamentos, padrões de consumo e aspirações da população, gerando novas demandas, criando desafios e abrindo espaço para novas tendências. Para discutir o momento presente e indicar as tendências que vão criar o futuro do foodservice, realizamos o GALUNION INSIGHTS 2023.
Foi um dia repleto de conteúdo, interação e oportunidades de networking. O Centro Universitário Senac, em São Paulo, se transformou em um espaço de experiências em que reunimos cerca de 350 marcas e mais de 500 participantes. Em cada intervalo para o coffee break ou almoço, os expositores mostraram como seus produtos e serviços se relacionam com as 30 tendências que indicamos na Mandala de Tendências Food&Tech Trends 2023 – assim, conectamos a teoria com a prática e mostramos que as tendências apresentadas não são um futuro utópico ou um ideal inalcançável.
Se o espaço de experiências já foi uma imersão nas principais tendências do foodservice, os 4 painéis do GALUNION Insights trouxeram 11 drivers de inovação que precisam estar na agenda dos executivos do setor. Da Inteligência Artificial à diversidade, da eficiência operacional à brasilidade, da criação de uma forte cultura à oferta de experiências inusitadas (e muito mais), os 7 palestrantes e 8 painelistas do nosso evento montaram um mosaico de oportunidades, estratégias e caminhos para a inovação e transformação do setor.
O GPS do Foodservice
Durante o GALUNION INSIGHTS 2023, divulgamos em primeira mão dois estudos. O primeiro (“A 8ª edição da pesquisa Alimentação hoje: a visão dos consumidores de Foodservice”) mostrou que, hoje, 44% das pessoas estão trabalhando de forma híbrida – há 6 meses, eram 36%. Esse fato, atrelado à necessidade de economizar e às preocupações com a saúde, tem feito com que 78% brasileiros optem por levar marmita para o trabalho na maioria das vezes(eram 71% em junho de 2023). Essa mudança de comportamento é uma oportunidade para operadores que ofereçam marmitas prontas com apelo saudável e um bom custo/benefício.
O estudo indicou que, nos próximos 12 meses, o foco em produtos mais econômicos e ofertas que caibam no bolso continuará guiando o comportamento de consumo: esse é o fator mais importante para 60% dos entrevistados. Ainda assim, vale destacar que a busca por produtos Comfort, o foco em itens frescos e feitos na hora e a possibilidade de personalização também serão fatores importantes em 2024.
Também percebemos outra mudança importante impulsionada pela pandemia: 68% dos consumidores (77% entre os mais jovens, até 24 anos) compram produtos de marcas só encontradas em plataformas de delivery. O benefício de usar o celular para pedir itens de diversas culinárias, a qualquer momento do dia, vem se tornando um apelo cada vez mais importante para o público.
Além dos dados do estudo (que estarão disponíveis na Comunidade Digital GALUNION a partir de 10/01/24), apresentamos a nova edição da Mandala GALUNION Food&Tech Trends. Nosso grande mapa dos principais temas do foodservice no Brasil e no mundo conta com 30 tendências, organizadas com base em modelo de negócios, ofertas culinárias, experiências e hospitalidade.
Os números do estudo, os painéis do GALUNION INSIGHTS 2023 e os estandes da área de experiências do evento se conversaram o tempo todo, mostrando que o mercado brasileiro está repleto de indústrias e operadores inovadores, capazes de traduzir tendências, sensações e sentimentos dos consumidores em novos produtos, serviços e modelos de operação.
A partir de 10/01/2024, as informações da Mandala Food&Tech Trends, a 8ª edição da pesquisa “Alimentação hoje: a visão dos consumidores de Foodservice”) e todos os detalhes do GALUNION INSIGHTS 2023 estarão disponíveis na Comunidade Digital GALUNION – uma plataforma completa de conteúdo voltada ao crescimento profissional de gestores, operadores e colaboradores do Foodservice brasileiro. Confira mais informações aqui.
2024: o que fazer?
Sabemos que vamos ser cobrados no final de 2024 sobre isto, mas é parte da nossa missão apontar tendências e acelerar a inovação no foodservice brasileiro. Quais serão as tendências mais importantes para o setor no próximo ano?
No GALUNION INSIGHTS 2023, os expositores apresentaram diversos alimentos e soluções tecnológicas que têm relação direta com o que será tendência no futuro próximo – oportunidades e pontos de atenção para as empresas agora, não daqui a alguns anos. O uso de Inteligência Artificial e automação; a busca pelo Desperdício Zero cliente cuidado com o seu próprio time e comunidade; o apelo à Ancestralidade e ao Conforto, do local, artesanal e também do acessível, ágil e conveniente; de oferecer serviço amigável com entretenimento e decoração diferenciada; o aumento da necessidade do consumidor em cuidar de sua saúde, personalizar sua oferta e ter inclusão das suas dietas especiais serão itens essenciais na estratégia das empresas em 2024.
Os painelistas do evento demonstraram na prática como estão liderando o processo de inovação do mercado brasileiro. Na rede de cafeterias We Coffee, por exemplo, o foco está na criação de experiências memoráveis, com lojas diferentes umas das outras, que fogem do “lugar seguro” e se arriscam a surpreender os clientes. No Grupo Trigo, por sua vez, o reposicionamento das marcas com uma vocação de gastronomia aumentou o engajamento dos colaboradores, trouxe diferenciais para a operação e tem contribuído para o crescimento da empresa.
A culinária de qualquer cultura tem um forte componente de Ancestralidade, que resiste às mudanças e traz conforto ao corpo e à mente. Esses aspectos são cada vez mais importantes no mundo contemporâneo, em que as preocupações com a saúde mental das pessoas vão além dos medicamentos e passam por todo o estilo de vida. Uma alimentação equilibrada, baseada em itens naturais (muitos deles conhecidos há séculos pela população de cada região do País), tem um papel central no cuidado com as pessoas e irá potencializar os negócios no ano de 2024.
Mesmo quando abordamos questões como os avanços da Inteligência Artificial (IA), o GALUNION INSIGHTS 2023 mostrou claramente que a evolução tecnológica não pode deixar de olhar para o ser humano. Das tecnologias que ajudam a combater desperdícios ao uso do genoma humano para aumentar os benefícios dos alimentos à saúde, existe uma trilha de grande evolução para os negócios que incorporarem IA ao dia a dia – mas sempre a partir de um olhar focado nas necessidades das pessoas.
Pois, afinal de contas, o foodservice se resume a algo ao mesmo tempo básico e complexo: cuidar das pessoas, acolher os clientes, oferecer alegria e bons momentos. Você está preparado?