Marmitas no trabalho: 71% dos trabalhadores adotam a prática
Se você possui um negócio de alimentação fora do lar, ter conhecimento sobre os dados mais atuais do setor – como o fato de que 71% dos trabalhadores levam marmitas para o trabalho – pode te ajudar a traçar as melhores estratégias.
Por isso, neste artigo, traremos dados inéditos da última pesquisa com consumidores GALUNION para auxiliar o seu negócio nessa busca pelos hábitos de consumo atuais.
Fique até o final para entender esses e outros números que descobrimos na pesquisa!
São Paulo (SP), setembro de 2023 – Nossa 7ª edição da pesquisa Alimentação Hoje: a Visão do Consumidor – realizada em junho deste ano e que contou com 1.003 pessoas das classes ABC de todo o Brasil – traz dados que mostram quais os hábitos e as preferências dos consumidores que irão prevalecer neste momento, além de revelar como estão os hábitos relacionados a trabalho híbrido e às rotinas diárias de almoço das pessoas, especialmente em relação a temas como “marmita”.
Mas antes de chegarmos nesse tema principal, queremos apresentar um contexto maior sobre esses consumidores:
Contexto geral dos consumidores
Perguntamos aos respondentes se eles têm consumido em restaurantes, bares, lanchonetes, cafeterias, padarias, fast-foods e similares, presencialmente, na frequência que gostariam: 54% deles estão satisfeitos enquanto 46% não estão.
Isso abre um leque de oportunidades para negócios que operam no setor, pois sabemos que após a pandemia houve uma mudança dos hábitos, principalmente relacionados ao local de trabalho. Então, é importante que as marcas pensem em estratégias para ressignificar e buscar uma diferenciação para atrair esses clientes.
Já em relação ao trabalho híbrido, vimos que 36% dos consumidores estão trabalhando dessa forma.
Além disso, em 2023, apenas 37% voltaram a trabalhar 100% do tempo no local de trabalho, como escritório, consultório, fábrica e outros locais. E quem mais voltou a trabalhar 100% de forma presencial foram homens entre 25 e 40 anos.
Isso impacta de forma direta e indireta nas questões ligadas à alimentação, principalmente em bairros ou regiões que são mais empresariais. Outros pontos que também devem ser levados em consideração são: a expressividade do delivery, as alternativas de quando se trabalha em casa e aspectos que envolvem a redução de custos durante as refeições.
Bem, agora que você já sabe um pouco mais sobre o contexto atual, podemos explorar o tema sobre as marmitas!
Marmitas no ambiente de trabalho
Como o almoço foi apontado na mais recente pesquisa como a principal refeição do dia para 66% dos respondentes, quisemos entender melhor se, quando almoçam no local de trabalho, os consumidores costumam levar marmita. E ficou claro que esta é uma prática muito relevante, já que 71% dos consumidores que estão trabalhando afirmaram levar marmita ao trabalho com alguma frequência.
E nos aprofundando ainda mais, pudemos observar que mulheres costumam levar muito mais marmita quando almoçam no local de trabalho do que os homens.
Ainda com base nos hábitos, perguntamos como é essa marmita e foi possível verificar que a maioria dos respondentes opta, algumas vezes, por marmita comprada pronta e, outras vezes, feita em casa; em segundo lugar, vem a opção com comida sempre feita em casa.
Isso está intimamente relacionado aos novos hábitos pós-pandemia. Na pesquisa, também questionamos sobre quais atividades os consumidores fazem com maior ou menor frequência, hoje, em comparação com antes da pandemia. Quando relacionado aos costumes na própria residência, 54% revelaram que cozinham mais e 46% que estudam e trabalham mais em casa.
Já sobre os motivos pelos quais os consumidores optam pela marmita para o almoço quando estão no local de trabalho, a maioria aponta a economia de dinheiro como o principal fator.
A seguir, apresentamos um infográfico com mais detalhes e números sobre esses pontos citados acima:
Como o tempo foi uma das questões levantadas, também quisemos verificar que tipos de comida os consumidores buscam quando há pouco tempo para comer. As opções mais rápidas, como salgados e sanduíches/hambúrgueres são as preferências nesta situação.
Finalmente, o segundo motivo mencionado pelos consumidores foi o de comer de forma mais saudável, o que também se viu refletido nessa pesquisa em algumas mudanças de hábito do consumidor que demonstram maior cuidado com a própria saúde.
Quando perguntados sobre alguns hábitos que passaram a fazer mais agora do que no período antes da pandemia, temos:
- 52% dos respondentes prestam mais atenção aos rótulos e origem dos alimentos
- E 41% estão cuidando mais da saúde por meio da alimentação, com dietas específicas ou suplementos
Esses dados refletem quais são as principais necessidades que levam o consumidor a optar pela marmita e não comer no estabelecimento ou mesmo não pedir por delivery. Essas necessidades, se endereçadas e atendidas de forma apropriada pelos negócios, podem mostrar oportunidades de atração de parte desse público que hoje prefere a marmita como opção de almoço quando está no local de trabalho.
E o seu público-alvo? Está sendo atendido conforme suas necessidades e preferências?
Esperamos que esses insights possam te ajudar a abraçar as oportunidades e criar soluções para o mercado. E não perca os próximos conteúdos, pois traremos mais dados inéditos sobre a 7ª edição dessa pesquisa!
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