Confira os grandes insights do GALUNION Rocket: Missão Técnica NRA Show 2024, que fez uma imersão no maior mercado de foodservice do mundo
Na semana passada, o GALUNION Rocket: Missão Técnica NRA Show 2024 fez uma imersão no maior mercado de foodservice do mundo. Movimentando US$ 1,049 bilhão em 2023, segundo a National Restaurant Association (NRA), com expectativa de chegar a US$ 1,106 bilhão neste ano, o mercado americano de alimentação é dinâmico – e continua a encontrar oportunidades de expansão.
Neste ano, a NRA projeta um crescimento médio de 5,4% para o setor, com destaque para o foodservice fora dos bares e restaurantes (6,2%) e do segmento de serviço limitado (que inclui o quick service e os restaurantes fast casual), com 6,0%. Para aproveitar as possibilidades e contornar um déficit de colaboradores de cerca de 200 mil pessoas, o setor tem investido em tecnologia, automação e uma infinidade de novos sabores – tudo para atender os clientes rapidamente, com o que eles desejam, e impulsionar receitas e resultados.
“Recrutar e reter pessoas é o principal desafio para os operadores de foodservice, mas 88% dizem que não encontram pessoal qualificado para ocupar as vagas que estão em aberto”, comentou Simone Galante, CEO da GALUNION, na reunião final do GALUNION Rocket: Missão Técnica NRA Show 2024.
Os números mostram que 45% dos operadores de foodservice dizem que precisam de mais funcionários para lidar com a demanda dos clientes e 47% vão usar mais tecnologia para lidar com as exigências dos consumidores. Mas essa combinação de mais tecnologia e menos pessoas pode trazer resultados negativos. “Quando não é bem executada, uma loja com mais tecnologia e menos pessoas pode gerar uma queda na qualidade do atendimento”, alertou Simone.
Se estamos em um momento de desafios, também estamos em um momento de reinvenção. Em Chicago, para onde o GALUNION Rocket levou mais de 200 profissionais e executivos de foodservice brasileiros, a ocupação dos escritórios está em cerca de 60% dos níveis pré-pandemia – o trabalho híbrido continua sendo muito forte. “Isso faz com que muitos espaços se reinventem e aumenta os custos operacionais. Contornar as dificuldades tem gerado inovações interessantes que devem ser estudadas pelas empresas brasileiras, pois oferecem inspirações para os negócios”, afirmou.
5 caminhos para o futuro do foodservice
Contando com a expertise dos especialistas da GALUNION e de mentes inquietas que trouxeram perspectivas diferentes em relação a estratégia, tecnologia e produtos, o GALUNION Rocket: Missão Técnica NRA Show 2024 gerou 5 takeaways que devem fazer parte do planejamento das empresas que querem estar à frente da concorrência e estimular a inovação em seus negócios.
Os 5 takeaways são os seguintes:
1) Fácil e conveniente
As operações de foodservice precisam ser simples, fluidas e sem erro. “Não basta ser rápido: é preciso otimizar a operação para atender o consumidor como ele quiser ser servido. Isso é conveniência de verdade”, disse Nathália Royo, head de Inteligência de Mercado e Marketing da GALUNION.
Nesse sentido, a velocidade pode se tornar parte da proposta de valor, mas sempre conectada à entrega de facilidade e conveniência. Isso pode se traduzir em soluções que trazem mais velocidade à preparação dos alimentos, na otimização de processos e em modelos de negócios que explorem a facilidade de compra.
Redes como Buffalo Wild Wings e P.F. Chang’s abriram operações somente para delivery e take away, entregando simplicidade e facilidade para quem está nessa missão de compra. “É uma opção interessante para marcas de serviço completo que abrem operação somente para entrega e retirada como forma de não disputar espaço com clientes que querem a experiência de consumo no salão”, analisou Simone Galante.
Facilidade e conveniência também está em um menu simplificado. A Blue Bottle Coffee é uma rede de cafeterias que oferece 4 ou 5 cafés clássicos, 4 ou 5 especiais, 4 opções de salgados e outro tanto de doces. É uma forma de ser rápido e simplificar tanto a operação quanto a experiência do cliente.
O uso de tecnologia é um driver importante de facilidade e conveniência. Um exemplo na NRA Show foi a SoundHound, que apresentou uma solução de pedidos via comando de voz. “Conveniência significa responder mais rapidamente à necessidade das pessoas, e a comunicação por voz se mostra mais simples para a maioria dos clientes”, explicou Grasiela Tesser, diretora-executiva da NL Tecnologia.
2) Nutrir para viver
Dados da Technomics apresentados na NRA Show mostram que 45% dos americanos estão comendo de forma mais saudável hoje do que nos anos anteriores. Mas comida não é apenas saúde: também é nutrir a alma e aproveitar o momento. “Vivemos em um pêndulo, em que em alguns momentos focamos muito em nossa saúde física, em outros merecemos um comfort food ou aquele doce a mais”, comentou Nathália Royo.
Segundo ela, uma tendência é aliar a saúde física e mental, de forma personalizada. “A comunicação dos produtos traz mais claramente os benefícios e a sustentabilidade se tornou um tema importante tanto na produção quanto nas ações de marketing”, acrescentou.
Como disse Einav Gefen, VP Senior da Restaurant Associates, “temos visto uma redução no consumo de carne e substituição por plantas e outros ingredientes, mas não todos os dias. É questão de encontrar um equilíbrio”.
Equilíbrio também é exploração: 41% dos consumidores entrevistados pela Technomic querem que os restaurantes tragam mais sabores e experiências. Abraçar o novo e explorar o mundo também passam pela culinária internacional e por uma pluralidade de soluções. “As marcas têm trazido diversas soluções proteicas, com bases de cogumelo, algas, fermentações, tubérculos e grãos, muitas vezes simulando a experiência do consumo de carne de uma forma mais natural”, explicou Alex Söderberg, CEO da Naveia e curadora de Organic & Natural da GALUNION Rocket: Missão Técnica NRA Show 2024. Para ela, o “nutrir para viver” passa por uma geração de produtos, mais naturais, biofermentados e com poucos ingredientes químicos.
3) Autêntico e transparente
Autenticidade e transparência são componentes essenciais para o futuro dos negócios – e esse é um vetor de múltiplas inovações. Transparência, por exemplo, tem um forte componente de sustentabilidade, pois implica em mostrar o que acontece “nos bastidores” da operação.
Na NRA Show, muitas soluções tecnológicas procuraram medir o consumo dos produtos e a geração de resíduos. “Vimos diversos estandes com soluções que usavam visão computacional e Inteligência Artificial para medir o desperdício, propor mudanças no cardápio e personalizar o menu de acordo com o que o consumidor tem mostrado gostar”, disse Grasiela Tesser.
A comunicação também precisa trazer autenticidade – é por isso que a rede de hamburguerias Five Guys deixa os sacos de batata no meio da loja, mostrando que não usam produtos congelados. Autenticidade também passa pelo uso de métodos ancestrais de preparo de produtos e por ouvir os clientes de forma ativa. “Trabalhar com embaixadores naturais da marca, e não com influencers profissionais, também se mostrou um ponto relevante na busca das marcas por autenticidade e transparência”, afirmou Simone Galante.
Nada disso funciona no longo prazo, porém, se não estiver conectado aos colaboradores. “Autenticidade traz retenção do time e engajamento com a empresa, o que reduz custos e aumenta a qualidade do atendimento”, analisou Nathália Royo. Nesse sentido, um bom exemplo é a rede Buffalo Wild Wings, que trata as campanhas de treinamento dos colaboradores com o mesmo cuidado e atenção das ações aos consumidores.
4) Sempre relevante: uma jornada de inovação
Para lidar com um ambiente de forte concorrência, é preciso inovar constantemente. Mas inovação nem sempre é uma disrupção, e sim uma jornada constante com resultados que vão se somando. Por isso, inovações podem ser muito simples, como na Harmless Harvest, que apresentou na NRA Show uma água de coco carbonatada feita naturalmente, além de um smoothie produzido com água de coco e a polpa da fruta.
Inovação também é mudar padrões para facilitar a comunicação sobre sustentabilidade. “Em várias redes americanas, o padrão é usar leite de aveia e não de vaca, pois o consumidor entende o valor nutricional, gosta do sabor e enxerga uma redução do impacto ambiental”, explicou Alex Söderberg.
Equipamentos apresentados nos estandes da NRA Show mostraram como a inovação tecnológica precisa estar focada naquilo que é importante para a experiência do consumidor. “Os fabricantes tinham um foco muito claro: desenvolver soluções que acelerassem o tempo de preparação, facilitassem processos e garantissem a qualidade dos produtos. Esses são pontos essenciais para facilitar o onboarding de novos profissionais, evitar variações na qualidade, dar consistência aos negócios e entregar boas experiências aos clientes”, explicou Franz Carioba, diretor da GALUNION.
5) Tech + touch
O uso de tecnologia, por si só, não resolve problemas. Como disse Bill Gates, “o uso de tecnologia em processos ineficientes só acelera as ineficiências”. Por isso, é preciso fazer com que a tecnologia seja incorporada de forma relevante, aliada ao lado humano dos negócios.
Em um mercado com déficit de profissionais e dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, a tecnologia vem sendo pensada como uma forma de automatizar processos e liberar os times para atender bem. “O uso de robôs e da automação de uma forma ampla vem como uma forma de facilitar o dia a dia e evitar tarefas repetitivas”, afirmou Grasiela Tesser.
E há um componente importante de inclusão: robôs que levam pratos para a cozinha ou trazem os pedidos para o salão ajudam trabalhadores seniores, que teriam mais dificuldade em lidar com peso. Ou ainda, soluções de atendimento remoto podem viabilizar o trabalho de PCDs no foodservice. “A tecnologia capacita mais pessoas a atender clientes e realizar atividades – não substituindo trabalhadores, mas os empoderando”, acrescentou.
Nas palestras do evento, Jennifer Bell, CMO da Lettuce Entertain You, resumiu bem o equilíbrio entre tecnologia e pessoas. “Use a tecnologia para trazer de volta a hospitalidade”.
Os 5 takeaways do GALUNION Rocket: Missão Técnica NRA Show 2024, a partir de tudo o que foi visto no maior evento de foodservice do mundo, indicam caminhos importantes para a inovação, geração de experiências relevantes e fidelização dos clientes. Mas, como disse Michelle Korsmo, presidente e CEO da National Retail Association, isso não pode vir separado da proposta de valor da marca. “As pessoas fazem a experiência de comer fora ser especial. O contato pessoal continua sendo essencial para o foodservice”, completou.