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O que é cardápio digital e 3 razões para usá-lo no seu negócio

Provavelmente você já deve ter ouvido sobre o cardápio digital ou até mesmo já o incorpora na sua operação.

Mas você sabe de fato o que o torna tão essencial para os restaurantes, hoje? E as funcionalidades e vantagens que cada tipo de cardápio digital pode te oferecer?

Fique até o fim deste artigo, preparado pela GALUNION em parceria com o iFood, para descobrir tudo isso e muito mais!

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São Paulo (SP), agosto de 2022 – O cardápio digital é, sem dúvidas, uma ferramenta chave e pode ser aliada do seu restaurante em muitos aspectos. Mas antes de explicarmos o que é e como funciona, precisamos mostrar, justamente, por que ele é tão importante.

E não há justificativa melhor do que a opinião do próprio consumidor!

A edição mais recente da nossa pesquisa com mais de mil consumidores no Brasil traz 3 insights importantes sobre o tema:

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1. O consumidor espera que seja tudo digital, hoje, nos restaurantes?

Ao questionar os consumidores sobre isso, descobrimos que:

  • Eles preferem realizar 3 ações de forma 100% digital ou autônoma em um restaurante, sendo elas: acessar o menu (58%), realizar o pedido (48%) e pagar (54%).
  • Em contrapartida, 53% dizem que valorizam mais o contato humano direto (presencial ou por telefone) na hora de retirar ou receber o pedido.

Isso nos mostra duas coisas. A primeira é que a digitalização e automação crescem em diversas etapas da jornada do consumidor e como consequência de uma necessidade latente do público: processos que sejam cada vez mais rápidos e soluções que estejam, literalmente, na palma da mão.

Já a segunda, é que o contato humano ainda é fundamental nos processos que envolvem cuidado com o produto de forma direta.

O consumidor deseja processos mais rápidos e soluções na palma da mão!

Outro dado interessante que podemos relacionar com o crescimento dos cardápios digitais é citado no tópico a seguir:

2. Higiene e limpeza = fator decisivo na escolha do restaurante

Aqui, vemos um efeito direto da pandemia. Nessa mesma pesquisa, perguntamos quais eram os critérios mais importantes na escolha de um restaurante e em 1º lugar apareceu higiene e limpeza como fator determinante, com 34% das respostas.

Os cardápios digitais podem ser uma estratégia a mais para a confiabilidade do seu restaurante e conforto do cliente, permitindo que ele acesse o menu do próprio celular e não precise tocar em outras superfícies. Apesar de a operação de retirada de pedido e pagamento não ser automatizada como no delivery, você pode contar com diferentes modelos de cardápio digital no seu salão para evitar o uso do material impresso.

E por fim, mas não menos importante:

3. O delivery veio para ficar!

Nessa mesma pesquisa com consumidores, 79% indicaram que compram alimentos e bebidas por delivery ou take away (buscar no estabelecimento e consumir em outro lugar).

Além disso, quando perguntados sobre quais os 3 principais métodos que usam para pedir delivery e take away,   e WhatsApp aparecem praticamente empatados, com 73% e 72% das preferências respectivamente.

Agora que você já sabe a relevância dos cardápios digitais e porque deve começar a utilizá-los agora mesmo, vamos entender o que são e seus tipos!

O que é o cardápio digital

O cardápio digital é um cardápio com o recurso da tecnologia como diferencial. Pode ser personalizado como o restaurante preferir para apresentar os produtos de forma prática e dinâmica ao cliente, além de muitas outras vantagens, como:

  • Redução de gastos com o cardápio físico
  • Opção mais sustentável
  • Facilmente compartilhado em diversos canais
  • Possibilidade de realizar os pedidos e pagamentos diretamente na plataforma onde o cardápio está
  • Mais praticidade, agilidade e conforto para o cliente
O cardápio digital oferece praticidade e dinâmica ao cliente!

E existem 5 tipos de cardápio digital:

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1. Board Menu

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O board menu é o modelo mais clássico, muito usado por restaurantes com atendimento físico.

Vantagens: grande exposição, visibilidade e inovação através de peças mais criativas e dinâmicas.

Desvantagens: custo alto de aquisição e manutenção, e pouca flexibilidade.

2. Cardápio Virtual

Digitalização do cardápio impresso, acessado por um dispositivo móvel através de um link ou envio do arquivo direto.

Vantagens: não demanda custos com impressão e é facilmente compartilhado.

Desvantagens: pouca agilidade, pois é necessário editar e gerar um novo arquivo para cada alteração, e o cliente precisa fazer o pedido em outros canais ou para o próprio garçom, no caso do local físico.

3. Cardápio Digital em Tablet

Cardápio virtual exibido em um tablet na mesa do cliente, pode ser estático ou ter interatividade para informações detalhadas.

Vantagens: não demanda custos de impressão e, dependendo do programa, pode ser atualizado de forma mais ágil.

Desvantagens: custos e processos de aquisição, limpeza e manutenção.

4. Cardápio em QR Code

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O cardápio em QR Code também é uma ferramenta muita usada por restaurantes com espaço físico, pois o código é disponibilizado nas mesas e basta o cliente apontar seu dispositivo móvel para ele para acessar o cardápio.

Vantagens: facilmente compartilhado, dispensa custos com impressão e o cliente não entra em contato com outras superfícies.

Desvantagens: caso seja arquivo fechado, não é atualizado de forma ágil.

5. Cardápio Digital Integrado ao Gestor de Pedidos

Esse é o modelo de cardápio mais ágil. Isso porque é utilizada uma plataforma onde os produtos do restaurante são cadastrados gerando um cardápio interativo com atualização integrada e automática. Além disso, em muitos casos, o cliente faz o pedido e paga também pela plataforma.

Mas a grande vantagem é poder integrar tudo isso ao sistema de gerenciamento de pedidos. Os pedidos recebidos pelo cardápio digital podem ser gerenciados em conjunto com pedidos vindos de outros canais. Assim, todos os pedidos ficam centralizados e são organizados de forma inteligente.

E você sabia que o iFood já oferece um cardápio digital interativo?

Com o Cardápio Digital iFood, você pode alavancar suas vendas ao:

  • Proporcionar uma experiência intuitiva, similar à do app iFood
  • Criar promoções, oferecer cupons de desconto e até entrega grátis
  • Destacar mais a sua marca
  • Manter contato direto com clientes fiéis

Se você quiser saber mais sobre o Cardápio Digital iFood ou se aprofundar no tema sobre cardápios digitais e todas as suas vantagens, você pode conferir este artigo do Blog do iFood!

E para mais dados e insights relevantes sobre a nossa pesquisa com consumidores, basta acessar o link abaixo! Confira também outros materiais gratuitos da GALUNION para guiar o seu negócio.

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Acessse a Pesquisa Alimentação na Pandemia, de março deste ano, e veja mais dados relevantes do setor!