GALUNION – Consultoria em Foodservice

Off-premises: as transformações deste modelo no foodservice

O modelo de off-premises não para de crescer e de mudar. Essa tendência acompanha (e encaminha) alguns desafios da vida nas megacidades, especialmente com relação à mobilidade. Foi o que explicou a fundadora e CEO da Galunion Simone Galante, durante apresentação no último Galunion Insights.

Na ocasião, Simone mostrou uma pesquisa do Waze apresentada na visita técnica ao Google durante a NRA 2019. Os dados mostram que o brasileiro gasta em média 1h34 no trânsito por dia. Da mesma forma, existe o efeito Netflix, ou seja, o desejo de consumir em casa por demanda. Pensando nisso, o Waze fez uma parceria com o Dunkin’ Donuts, apresentada em vídeo durante o Galunion Insights 2019.

Outras pesquisas apresentadas mostram o crescimento do off-premises no Brasil e nos EUA. Por aqui, 49% do tráfego dos restaurantes é feito fora do local, de acordo com pesquisa do Instituto Foodservice Brasil. Ao mesmo tempo, 80% dos operadores lá fora dizem que as vendas realizadas para serem consumidas fora do local são uma prioridade estratégica. Porque geram vendas adicionais, trazem novos consumidores e aumentam a rentabilidade.


Tendências em Off-premises

Diante desse cenário, surgem então novas oportunidades de negócio para delivery, pick up, grab’n’go e catering. O que mais chama atenção é o delivery, que já se mostra uma forte tendência no mercado de foodservice. Existem diversas inovações para melhorar a entrega de alimentos, para que tanto os frios quanto os quentes viajem bem. Ao mesmo tempo, é necessário fazer um esforço para entender o caminho de compra, especialmente nos aplicativos de marketplace.

Por outro lado, há também um game changer: os restaurantes virtuais operando a partir das chamadas Dark/Cloud Kitchens, que são cozinhas sem atendimento no local e podem alugar o espaço ou operar com diversas marcas e culinárias. Essas iniciativas, em conjunto com os marketplaces, são um grande vetor de crescimento para o foodservice, pois disponibilizam alternativas para o consumidor que não tem tempo ou não  deseja cozinhar naquela ocasião, e portanto capturam uma parcela das vendas do tradicional varejo alimentar, fazendo com que o percentual das refeições preparadas fora do lar cresça. Lembramos que as Dark/Cloud Kitchens também aceleram a expansão das marcas, mas podem virar um concorrente (o chamado “efeito Netflix”). Por isso, Simone chamou esse fato de “frenemy”, uma mistura de amigo e inimigo.

Aqui na Galunion, seguimos atentos às transformações deste mercado tão promissor que vem se transformando mais a cada dia. Só não podemos nos esquecer de que, como ou sem inovação, é preciso garantir o Básico Bem Feito em primeiro lugar. Como diz a Simone, é a atenção aos detalhes, sutilezas e gentilezas que fazem a diferença no seu negócio.