GALUNION – Consultoria em Foodservice

Os “5 Cs” do Foodservice que encantam o consumidor

Missão GALUNION SIAL Paris 2024 mostra que o sucesso dos negócios passa por 5 palavras que toda empresa precisa dominar


A cada dois anos, Paris retoma seu posto de epicentro do Foodservice europeu. Em uma cidade conhecida mundialmente pela sua gastronomia, um evento congrega o ecossistema de bares e restaurantes para propor caminhos, possibilidades e respostas aos desafios que vêm sendo apresentados aos operadores.

Nós da GALUNION desenvolvemos uma missão internacional para a SIAL Paris 2024, levando um grupo de mentes inquietas do Foodservice brasileiro para mergulhar na cultura, no mindset e nos dilemas dos negócios do mercado global. Na volta, trouxemos 5 grandes insights como pilares das principais tendências globais que moldam o futuro do setor.

É o que chamamos de “os 5 Cs” que norteiam o sucesso das empresas no Foodservice. É hora de conhecê-los!

 

O primeiro “C” – Conceito

A base de qualquer bom negócio de Foodservice é ter um conceito claro e coerente, que possa ser rapidamente identificado e explicado para os consumidores. É preciso haver uma conexão direta entre o que a marca pretende transmitir e como propósito e valores se apresentam nos produtos, na ambientação, no uso de tecnologia (ou na artesanalidade) e na experiência como um todo.

Quando essa conexão não é clara (ou é inexistente), a expectativa do cliente é quebrada, gerando uma sensação de frustração que, com o tempo, leva os consumidores a buscar alternativas. Assim, esse é um eixo fundamental. As marcas que definem claramente o seu conceito e alinham as expectativas dos consumidores se destacam.

 

O segundo “C” – Criatividade

Criatividade é um elemento essencial não apenas para as questões ligadas ao marketing, mas em tudo o que diz respeito a como colocar o produto e o negócio como um todo em evidência. Com a atenção dos consumidores cada vez mais dispersa, é preciso surpreender o público, mas sem perder de vista o item anterior.

“A criatividade traz diversidade, o que abre uma oportunidade enorme para a indústria”, disse nossa CEO, Simone Galante.

Ser criativo, mas com os pés no chão para manter um conceito coerente. Sim, é possível.

 

O terceiro “C” – Conveniência

Conveniência é uma macrotendência global. Não importa o país ou o perfil de consumidor, existe uma demanda clara: o acesso aos produtos e serviços precisa ser simples, descomplicado.

A grande evolução está no fato de que a conveniência não se resume ao que está visível ao consumidor. A cozinha das operações de Foodservice e a relação com os fornecedores são cada vez mais convenientes, trazendo mais eficiência para a preparação e permitindo que bares e restaurantes funcionem com equipes mais enxutas. Um ponto importante para um setor que, em todo o mundo, sofre com o déficit de mão de obra.

 

O quarto “C” – Colaboração

Parcerias entre empresas e marcas, muitas vezes formando combinações inusitadas, são uma tendência importante indicada em nossa Mandala Food&Tech  Trends 2024. Ao mesmo tempo em que abrem oportunidades de mercado, colaborações fortalecem as marcas, envolvem diferentes comunidades de clientes e aceleram o ritmo da inovação no setor.

 

O quinto “C” – Cuidado

Cuidado é uma tendência central à ideia de relacionamento com o cliente. Cuidar está na base do que significa Restaurante: restaurar, trazer de volta a saúde. O cuidado se mostra presente no relacionamento com os clientes, no atendimento; na interação com os colaboradores, pela construção de um ambiente mais positivo e saudável; e nos alimentos, com a preocupação com qualidade e valor nutricional.

Sustentabilidade também entra nessa equação – afinal de contas, é preciso cuidar do planeta para que as pessoas sejam cuidadas. “Esse é um driver poderoso de inovação e de potência para as empresas do Foodservice”, afirmou Simone Galante.

 

A teoria na prática

Desenvolver ideias e formas de organizar o pensamento é ótimo, mas é preciso que tudo isso se torne prática. O potencial de transformação dos negócios só se revela quando é tangibilizado no dia a dia dos negócios.

É por isso que a Missão SIAL Paris 2024 realizou diversas visitas técnicas em operações de Foodservice na capital francesa. E os exemplos de aplicação dos “5 Cs” mostram que existem muitas possibilidades de desenvolver negócios mais relevantes para os consumidores.

 

Então vamos destacar alguns exemplos que se utilizam dos “5 Cs” para se destacar no mercado europeu.

Pret a Manger

A Pret a Manger é uma rede de alimentação britânica com presença nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e em Hong Kong. É um conceito muito coerente, que se propõe a oferecer alimentos saudáveis e saborosos de uma forma prática e conveniente.

A empresa é criativa em seu posicionamento e na comunicação com o cliente, se mostrando sempre próxima e acessível (o que também remete à conveniência). A colaboração é extrema, contando com alimentos porcionados e preparados por fornecedores-chave da marca (como a Délifrance, no caso parisiense).

O cuidado se mostra claramente na questão da promoção da saúde, mas também na sustentabilidade. Cuidar do planeta é importante para a marca, a ponto de ela ter desenvolvido uma fundação com o objetivo de abastecer bancos de alimentos e abrigos, fornecendo refeições para pessoas em condição de vulnerabilidade.

 

Ladurée

A marca francesa de macarrons representa luxo acessível, com um toque de requinte que remete ao imaginário sobre a gastronomia francesa tradicional. Um conceito muito amarrado.

A Ladurée é extremamente conveniente, funcionando bem como um snack durante o dia ou como uma opção rápida, simpática e elegante de presente. O cuidado se manifesta na forma como os colaboradores manuseiam os produtos, na embalagem dos produtos e no atendimento como um todo.

A criatividade está presente nos sabores inusitados, na sazonalidade do cardápio, nos detalhes da decoração dos produtos e das lojas. A loja que recebeu a Missão GALUNION para uma visita técnica conta com um restaurante, que reforça a consistência do conceito na qualidade dos produtos e na experiência de compra.

 

IKEA

Muitas outras visitas técnicas poderiam ser destacadas, mas a rede sueca de móveis IKEA merece ser mencionada especialmente pelo conceito: uma operação de Foodservice que é considerada essencial para promover uma experiência de compra boa e financeiramente acessível para consumidores que passam horas escolhendo produtos para sua casa.

Assim, o Foodservice é essencial na estratégia de retenção do público e se tornou, com o tempo, um destino com vida própria – e com o mesmo posicionamento da loja como um todo: oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, o que traz ainda mais consistência para a marca

O conceito da marca se mantêm no cardápio, que traz produtos reconhecidos mundialmente como suecos – as almôndegas são o exemplo mais claro, e todo o menu remete às origens da empresa.

Esse exemplo mostra que é possível adicionar operações de Foodservice a varejistas de outros segmentos, com uma proposta de valor semelhante e um conceito claro. Algo que pode ser replicado em todo o mundo.

 

O mergulho no mercado europeu e global de alimentação, realizado pela Missão GALUNION SIAL Paris 2024, mostra o valor dos “5 Cs” para construir negócios relevantes, que impactam positivamente os consumidores e geram valor para as marcas. Em tempos de concorrência acirrada, o desafio de atrair a atenção dos clientes passa por um conceito sólido, criatividade na execução, conveniência na operação e na entrega, colaboração com outras empresas e cuidado geral: com o cliente, a saúde, as pessoas e o meio ambiente.

Que tal executar essa estratégia no seu negócio?