GALUNION – Consultoria em Foodservice

Parceria estratégica: oportunidades para indústrias de alimentos em redes

Os negócios que compõem toda a cadeia de valor do foodservice exercem muita influência uns sobre os outros. Por mais que tenham perfis bem distintos, eles podem guardar oportunidades interessantes entre si. Parcerias estratégicas, por exemplo, são capazes de gerar ótimos resultados e, atualmente, a indústria tem encontrado boas chances de crescimento mútuo com redes estruturadas e emergentes do foodservice.

O horizonte é bastante amplo: as oportunidades podem começar com o simples fornecimento de insumos e culminar em uma aliança mais estratégica, como desenvolvimento de produtos em cobrading. Mas para isso, é necessário entender o contexto do mercado. A NRA (National Restaurant Association) e a Technomic afirmam, em um estudo, que nos Estados Unidos as redes estruturadas abrangem 62% do segmento. Já em nosso país, os operadores independentes abocanham 81% do mercado, enquanto as redes estruturadas são minoria, de acordo com uma pesquisa que realizamos com a IFB (Instituto Foodservice Brasil). Veja mais detalhes:

Benefícios de fazer uma parceria estratégica

As redes estruturadas e com mais relevância no mercado representam uma oportunidade de parceria estratégica com grande potencial de sucesso. Isso porque a sinergia entre empresas da indústria e operadores têm grandes chances de durarem a longo prazo de maneira mais estável. A maioria das redes firma contratos de fornecimento anuais, garantindo certa previsibilidade nos negócios e acordos. Mas também existem outros benefícios. Listamos alguns:

  • Redes estruturadas tendem a valorizar fornecedores que os apoiam ao longo de sua jornada de crescimento
  • Muitas vezes, estas empresas demandam uma série de requisitos ao longo dos processos de homologação, elevando a indústria a melhores patamares de qualidade
  • A parceria com redes renomadas pode trazer credibilidade à indústria e abrir portas para outras oportunidades
  • Uma vez parceiros, muitas das redes consideram campanhas promocionais envolvendo cobranding, o que pode ser interessante para marcas da indústria
  • Existe uma troca de conhecimento técnico e de informações muito grande entre as empresas envolvidas

E as redes emergentes?

Redes emergentes também podem se tornar oportunidades interessantes para a indústria, uma vez que identificamos as que estão em ampla expansão. Atualmente, é possível monitorar diversas redes de alimentação atingindo uma magnitude de médio porte e formando um novo cluster cujas necessidades são peculiares. Veja algumas das vantagens:

  • Apesar de não estarem consolidadas, elas estão em franco crescimento
  • Estão abertas a parceiros que possam atendê-las de forma adequada e ajuda-las a crescer
  • Possuem estruturas enxutas, o que, muitas vezes, permite que o fornecedor participe de forma mais ativa em estratégias a partir de serviços específicos
  • Possuem um mindset empreendedor, apesar de ainda ser um pouco “desestruturado”


O que compensa mais para os seus negócios?

Sendo assim, depois de avaliar o cenário, o contexto econômico, as características da rede e a viabilidade da parceria estratégica, resta refletir sobre qual será o papel que a indústria deseja desempenhar. Consultoria especializada em foodservice é uma boa maneira de ter uma visão real do mercado e de seus atores, para garantir um investimento com riscos reduzidos e boa perspectiva de resultados. Fale com a gente para planejar uma solução para a sua empresa.