Radar Tech Foodservice promove o uso de tecnologia no setor
Ferramenta mapeará as soluções tecnológicas aplicadas no mercado, para estimular o avanço da transformação dos negócios
Em todo o mundo, uma confluência de fatores tem feito com que o setor de Foodservice esteja sob pressão. O aumento do preço dos alimentos, a inflação acima do normal e falta de mão de obra especializada têm colocado em xeque, nos últimos 5 anos, as regras do que funciona no setor – e exigido criatividade para encontrar soluções.
No mercado americano, dados da National Restaurant Association (NRA) apontam que 200 mil trabalhadores serão contratados neste ano, levando o setor a contar com quase 16 milhões de colaboradores. Ainda assim, 45% dos operadores dizem ter dificuldade em contratar em quantidade suficiente para lidar com a demanda dos clientes.
A resposta para isso é tecnologia: 47% dos operadores americanos estão usando mais recursos de automação para simplificar o dia a dia das equipes e permitir que as lojas funcionem com menos colaboradores. Não é à toa que a necessidade constante de inovação e o uso mais intensivo de tecnologia (mantendo o toque humano) foram dois dos 5 takeaways do GALUNION Rocket: NRA Show 2024, em Chicago.
O fato é que tecnologia é cada vez mais importante na operação do Foodservice – seja para automatizar tarefas, diminuir a complexidade do dia a dia, aumentar a eficiência operacional ou permitir que o negócio rode mesmo com menos pessoas.
Para ajudar operadores a navegar a complexidade do ambiente tecnológico, a GALUNION está desenvolvendo o Radar Tech Foodservice – uma iniciativa pioneira para criar um mapa das soluções de tecnologia disponíveis para que bares e restaurantes melhorem a integração dos negócios, o uso de dados e o conhecimento dos clientes.
O Radar Tech Foodservice está organizado em 10 grandes categorias:
1. Ponto de Venda (POS), Pagamentos e Sistemas de Gestão
Essas tecnologias são o núcleo das operações dos restaurantes, pois permitem transações rápidas, seguras e integradas ao backoffice. De sistemas POS que conectam todas as áreas do restaurante até soluções para pagamentos digitais e programas de fidelidade, as empresas nessa categoria oferecem experiências de pagamento sem fricção, com grande eficiência para clientes e operadores.
2. Automação de Pedidos e Atendimento
São as soluções que facilitam e personalizam a entrada de pedidos na operação, permitindo que os clientes façam suas escolhas de forma independente, sem filas e com muita praticidade. O uso de aplicativos para celular, quiosques de autoatendimento, interfaces por comando de voz e cardápios digitais traz mais agilidade e conveniência, otimizando o fluxo de trabalho e melhorando a experiência do consumidor no salão.
3. Delivery, Take Away e Catering, Drive Thru (off premises)
A automação do atendimento no salão é apenas parte da história no Foodservice. Um percentual cada vez mais relevante das vendas acontece em modalidades de entrega ou retirada. Essa categoria inclui soluções de integração com marketplaces de delivery, sistemas de take away, drive-thru e gestão de catering. São tecnologias que trazem escalabilidade e flexibilidade para atender diferentes demandas, mantendo o controle e a eficiência do atendimento.
4. Gestão de Eventos, Reservas e Filas
Aqui, temos soluções que ajudam a otimizar a organização do fluxo de clientes no restaurante, diminuindo o tempo de espera. Entre as soluções que fazem parte dessa categoria estão sistemas de reservas online, ferramentas de gestão de filas e soluções de organização de eventos.
5. Marketing, Fidelidade e Relacionamento com o Cliente
Do tradicional CRM a ferramentas de feedback, gestão de redes sociais e social listening, essa categoria reúne as ferramentas projetadas para aumentar o engajamento e a satisfação dos clientes. Com essas soluções, operadores de Foodservice avançam na direção de uma experiência contínua e personalizada, que melhora a relação com o cliente e aumentam sua fidelidade à marca.
6. Robótica e Equipamentos Culinários High Tech
Aqui encontramos robôs de atendimento, equipamentos de cozinha automatizados, sistemas baseados em Inteligência Artificial e outras ferramentas voltadas a aumentar a eficiência e a precisão das operações da cozinha e do salão. Essas soluções permitem oferecer uma experiência mais consistente para os consumidores, reduzindo erros e custos, além de demonstrar inovação.
7. Inteligência Operacional e Automação de Processos
Trata-se de tecnologias que fornecem dados e insights para a otimização contínua das operações de Foodservice. Entre as soluções que estão nesta categoria encontram-se sistemas de Business Intelligence (BI), ferramentas de análise de fluxos operacionais e checklists digitais. Tudo para que o gestor do restaurante tenha uma visão estratégica a partir dos dados do negócio.
8. Suprimentos, Compras, Distribuição e Logística
Nesta categoria está um conjunto amplo de tecnologias e soluções para a otimização da cadeia de suprimentos do Foodservice. Da gestão automatizada dos estoques à integração com os fornecedores, são ferramentas que melhoram o fluxo de insumos e equipamentos para o negócio. Entre as soluções englobadas por essa categoria estão plataformas de compras e cotação, marketplaces B2B e tecnologias de distribuição e embalagem que gerem benefícios à experiência dos consumidores.
9. Gestão de Pessoas e Recursos Humanos
Voltada para a eficiência e a conformidade das equipes, nessa categoria estão ferramentas de recrutamento, gestão de escalas e performance dos funcionários. As soluções facilitam o treinamento, a comunicação interna, a contratação e a retenção de talentos.
10. Gestão de Qualidade e Sustentabilidade na Cozinh
Sistemas de controle de fornecimento, rastreabilidade e sustentabilidade fazem parte dessa categoria, que apresenta tecnologias que garantem um fluxo operacional otimizado e alinhado aos padrões de qualidade e segurança.
Soluções de exibição de cozinha (KDS), controle de estoque e monitoramento de qualidade promovem a eficiência, enquanto sistemas de rastreabilidade e controle de desperdício apoiam práticas sustentáveis.
Participe do Radar Tech Foodservice!
De pagamentos sem contato a sistemas de gestão do desperdício, da administração da escala dos colaboradores aos aplicativos para a realização de pedidos, o setor de Foodservice usa tecnologia de forma intensiva em suas operações. E esse é um caminho sem volta: quanto mais as empresas otimizam recursos e ganham eficiência, mais estímulos têm para aprofundar seus investimentos – e obter ganhos ainda maiores.
Por isso, fica o nosso convite. Se você é um fornecedor de soluções em qualquer das 10 categorias, participe do Radar Tech Foodservice. Vamos apresentar os resultados em um relatório anual e em um site interativo, para que todo o mercado possa conhecer as empresas que contribuem para a modernização do nosso setor.
Cadastre sua empresa gratuitamente e participe dessa iniciativa pioneira!