Conheça a visão da Galunion sobre segmentação no Foodservice
Alguns anos atrás começamos a estudar na Galunion uma forma de ajudar nossos clientes em seus desafios de segmentação no foodservice. Como resultado, criamos a Segmentação Multifacetada Galunion.
Sempre começamos com olhar amplo para o nosso Ecossistema do Foodservice. E este ecossistema existe com o propósito de atender as pessoas através das refeições preparadas fora do lar, cobrindo diferentes ocasiões de consumo e experiências. E antes de mais nada, é importante dizer que a cadeia de valor deste ecossistema abriga múltiplos agentes:
Depois de realizar mais de 100 projetos, compreendemos a importância de simplificar o olhar para o nosso mercado de operadores. Isso sem perder facetas essenciais para as tomadas de decisão. Dessa forma, aprendemos que para facilitar escolhas é necessário conhecer diferentes dimensões dos negócios.
Para dar início à segmentação no foodservice pensando no mercado dos operadores, usamos quatro dimensões:
1) Segmento: representado por grandes modelos de negócio, em geral classificações notoriamente consagradas no Brasil e no mundo
2) Agrupamento: forma como o negócio se organiza e é gerido
3) Localização: em que território o empreendimento está inserido
4) Culinária: qual é a característica da oferta gastronômica ao consumidor
Primeira dimensão da segmentação no foodservice
Em primeiro lugar, agrupamos os modelos de negócio em 10 grandes segmentos. São eles:
1) Restaurantes de Serviço Completo: restaurantes onde o consumidor é servido na mesa, que podem ser subdivididos em Midscale/Tradicional, Casual Dining e Fine Dining
2) Restaurantes de Serviço Rápido: restaurantes onde o consumidor faz o pedido no balcão ou se serve em buffet, separados em Self-service (quilo ou preço fixo) e QSR (Quick Service Restaurant)
3) Operações 100% Delivery/Para Levar/Virtual Kitchens
4) Lojas de Conveniência
5) Restaurantes de Coletividade
6) Catering de eventos
7) Catering aéreo
8) Padarias
9) Bares
10) Quiosques/Ambulantes/Foodtrucks
Os diferentes tipos de agrupamentos
O mesmo acontece com a segunda dimensão, que chamamos de agrupamento. Afinal, um negócio que pertence a uma rede é bastante diferente de um negócio independente. Portanto, pensamos nos seguintes modelos de organização e gestão:
1) Independentes (até 10 unidades)
2) Rede de Franquias
3) Rede de Lojas Próprias
4) Grupo Multiconceito (lojas franquia/próprias/catering etc., por exemplo)
5) Concessionárias de Serviços de Alimentação
6) Foodservice no Varejo (alimentar ou outros)
Em nossos projetos, percebemos que é fundamental na relação entre os elos da cadeia compreender as facetas e necessidades de cada agrupamento. Seja na forma de comprar, nos serviços a agregar e até mesmo na logística de distribuição de mercadorias, por exemplo.
A importância da localização
Os operadores de foodservice são em sua essência varejistas. Ou seja, seu foco é atender as pessoas, seus clientes, seus consumidores. Assim, a localização é fundamental para caracterizar a sua oferta de produtos e serviços.
Isso porque conhecer as nuances entre uma operação em terminais de passageiros ou em um hotel permite criar elementos de diferenciação nos produtos e serviços para estes estabelecimentos.
A partir da nossa experiência, consideramos então os seguintes tipos de localização:
1) Rua
2) Centros Comerciais
3) Hotéis
4)Postos de Combustíveis
5) Aeroporto
6) Rodoviária
7) Ferroviária
8) Entretenimento
9) Hospitais, clínicas e laboratórios
10) Instituições de ensino
11) Instituições públicas empresariais
12) Instituições privadas empresariais
13) Embarcações e unidades marítimas
Dimensão culinária
Por fim, a quarta dimensão da segmentação no foodservice é a culinária. No momento em que falamos de negócios de alimentação, a diversidade gastronômica também é um ponto muito relevante. Nesse sentido, utilizamos os seguintes temas (que possuem subgrupos):
1) Variada/Brasileira
2) Grelhados
3) Pizza e Massas
4) Americana
5) Latino Americana
6) Asiática
7) Árabe
8) Europeia
9) Peixe e frutos do mar
10) Saudável
11) Hamburgueria/Sanduicheria
12) Cafeteria
13) Salgados
14) Doceria
15) Sorveteria
16) Vegetariana/vegana
17) Drinks e Alcoólicos
18) Outros
Ao mesmo tempo, sabemos que o mercado de foodservice está em constante evolução e que nada é estático. Por exemplo, ao longo do último ano, depois de estudar o mercado vegetariano no Brasil, observarmos o nascimento de várias redes. Em virtude disso, decidimos que era o momento de criar uma categoria para a culinária vegetariana/vegana.
Quer saber mais sobre as dimensões do mercado operador, o tamanho e quem mais cresce, ou como o restante do ecossistema se organiza?
Qual é a inovação que irá gerar o progresso que a sua empresa precisa?
Afinal, o que será que você não está vendo?
Conte com a gente para descobrir!
(Artigo escrito por Simone Galante, sócia fundadora e CEO da Galunion)