Como a Subway usou open innovation para alavancar seu negócio
Para inovar é preciso estar aberto a novas possibilidades, contribuições e experiências. E foi isso que a Galunion fez junto com a SUBWAY®, em um processo de open innovation. Uma das maiores redes de comida rápida do mundo, a marca tem hoje mais de 39 mil franquias em diversos países. No Brasil, são cerca de 2 mil unidades que vendem os “subs”, sanduíches “submarinos”. Os produtos preparados na hora com ingredientes frescos escolhidos pelo consumidor.
Diante da relevância da marca em território nacional, surgiu a oportunidade de conduzir um processo de inovação com a Galunion. O ponto de partida foi a voz do consumidor. Assim, desenvolvemos um formato de co-criação associado à participação de fornecedores-chave, seguindo o modelo de open innovation.
Quer saber mais sobre esse projeto? Confira abaixo a entrevista com Franz Carioba, sócio-diretor da Galunion.
Open innovation na co-criação de menu
Em primeiro lugar, foi feito um estudo etnográfico, observando o comportamento do consumidor no ponto de venda. “Associado a pesquisas da marca, da concorrência e benchmarks, formamos um cenário para construir de forma estratégica os objetivos para o desenvolvimento de novos produtos”, explica Franz.
Então, um time multidisciplinar foi acionado para criar os primeiros conceitos culinários. Ao mesmo tempo, os fornecedores-chave foram desafiados a desenvolver conjuntamente os primeiros protótipos destes conceitos. Na sequência, os consumidores alvo foram novamente ouvidos em Focus Groups.
“Durante as discussões, o grupo de fornecedores e chefs capturam os principais pontos levantados pelos consumidores. E já propõem e executam ajustes nos protótipos para nova avaliação. Isso cria engajamento do time de forma dinâmica e acelera o processo de aperfeiçoamento dos protótipos”, diz Franz.
Em seguida, os conceitos e produtos que melhor atendem às expectativas dos consumidores alvo seguem para um novo processo de validação, agora quantitativamente. Da mesma forma, os melhores são encaminhados para validação em um grupo de lojas piloto, para o refinamento tanto do conceito, produto, preço, margem e procedimentos operacionais, até o lançamento e monitoramento em toda a rede.
Inovação de verdade
Esse processo é essencial para que a inovação aconteça de fato. “Cada vez mais as empresas precisam ser assertivas para lançar novos produtos no mercado, melhorar seus resultados, conquistar uma imagem inovadora, gerenciando recursos escassos. E por que nem sempre os resultados são como esperados? Será que os produtos adequados foram escolhidos? Os consumidores foram ouvidos?”, questiona Franz.
Para o sócio-diretor da Galunion, a inovação efetiva deve se estar alinhada à estratégia do negócio, cuja proposta de valor atende às necessidades e “jobs to be done” dos consumidores alvo. Por isso, implementar o processo de open innovation foi tão fundamental no projeto da SUBWAY®. Inovação é com a gente mesmo!