Tecnologia em foodservice: com a palavra, Fabio Gandour
A tecnologia está na mesa. E nós da Galunion estamos servindo esse prato recheado de inovação. Isso porque, a partir deste ano, oferecemos um novo serviço de análise estratégica para incorporação de novas tecnologias no foodservice.
À frente desta área, está o ex-cientista chefe da IBM, Fabio Gandour. Além de especialista em tecnologia, ele acredita que a ciência também é negócio. Assim, convidamos esse importante parceiro para falar sobre sua expertise aqui no blog. Confira!
Tecnologia para novos pratos, por Fabio Gandour
Há mais de um ano, vinha preparando uma grande mudança: me desligar da IBM após 28 anos trabalhando na empresa, os 12 últimos dedicados à pesquisa. Essa mudança aconteceu em fevereiro de 2018. E eu pensei que seria a maior mudança do ano. Não foi. Acalentando uma proposta que vinha se delineando a mais tempo, me aproximei de uma área que eu, antes, só apreciava como consumidor: o foodservice. Até aprendi que é este o nome que se dá para os negócios que te permitem comer fora de casa!
Tudo isto aconteceu porque a Simone Galante me explicou de forma irretocável como a área de tecnologia se relaciona cada vez mais com a área foodservice. Entrei de cabeça! E como convém a um cientista, de cabeça, mas com um plano. Que começou no Galunion Insights, o tradicional evento para analisar as tendências do setor. Foi lá, em agosto deste ano, que anunciamos a existência de um novo item no cardápio Galunion. Isto é, a análise e incorporação de tecnologias, para promover a inovação em foodservice.
Com bases em experiências de absorção tecnológica vividas em outras indústrias, sabemos que essa incorporação não é rápida. A adoção de novas tecnologias começa com uma seleção criteriosa do que vai ser incorporado e de uma estratégia consistente sobre como será a incorporação. Esta missão é nossa.
Em seguida, vem a curva de aprendizado, tanto para quem oferece quanto para quem consome a novidade. É como fazer um novo prato, que também começa na seleção dos ingredientes e requer cuidados no preparo. Esta missão é compartilhada.
Os caminhos da tecnologia em foodservice
Em 2018, tivemos um bom começo. Aprendemos os sabores tecnológicos preferidos pelo nosso mercado e as melhores combinações já estão no forno. Para a entrada no mundo digital, sugerimos os pratos clássicos da engenharia de sistemas. Estes dão uma enorme segurança no inevitável movimento em direção ao mundo digital.
Para quem quer viver novos sabores, vamos de realidade virtual até análise de dados para verificar ou confirmar tendências, passando por organizadores de filas e menus digitalizados. Para quem quer experimentar de forma mais ousada, existem possibilidades dentro da cognição automática que eventualmente, ajudam o cliente a decidir o que comer e explica a razão da sugestão.
Estamos prontos para 2019. A mesa está servida.
Bom apetite!