Tecnologia em Restaurantes: 10 Desafios de Gestão e Implementação
By Rodrigo Grecco
Implementar e gerenciar tecnologia em restaurantes não é uma tarefa simples!
Nos últimos três meses, nós, da GALUNION, aprofundamos nossas conversas com sócios e líderes de restaurantes em diferentes estágios de maturidade, buscando entender como aplicam a tecnologia em suas operações. Esse processo nos permitiu documentar e identificar dez principais desafios enfrentados pela maioria das operações:
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Visão Integrada dos Dados:
Um dos maiores desafios no Foodservice é a coleta e análise centralizada de dados. Informações sobre vendas, estoque, eficiência operacional e feedbacks dos clientes geralmente estão fragmentadas em diversos sistemas, dificultando uma visão ampla e integrada.
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Captura e Integração de Feedbacks:
Os feedbacks são valiosos para os restaurantes, mas com avaliações espalhadas por Google Maps, aplicativos de delivery e outras plataformas, é complexo consolidar e analisar esses dados de forma alinhada à operação, mantendo uma visão imparcial e objetiva.
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Conectividade:
Em um cenário cada vez mais digital, qualquer falha de conectividade pode interromper a operação. É essencial garantir um setup robusto, com redundâncias e alternativas bem planejadas para minimizar interrupções.
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Capacitação das Equipes:
Novos sistemas exigem protocolos de treinamento para garçons, cozinheiros e equipe administrativa. Treinamentos contínuos, sistemas intuitivos e suporte adequado na adoção são cruciais para o sucesso na operação.
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Integração com Plataformas de Delivery:
Trabalhar com várias plataformas de delivery pode sobrecarregar a equipe e gerar inconsistências nos pedidos, além de desafios na sincronização de estoque. A centralização é fundamental para reduzir esses problemas.
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Tecnologias e Automação na Cozinha:
O uso de robôs e automação na cozinha demanda uma estrutura organizada de dados. Com sistemas e processos bem definidos, o potencial de uma cozinha inteligente é plenamente aproveitado.
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Custo de Implementação e ROI:
Implementar novas tecnologias envolve investimento significativo de tempo e recursos. Em cada conversa, os entrevistados destacaram a importância de uma análise profunda, questionamentos e avaliação de perspectivas antes de decidir por uma solução.
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Clareza sobre Soluções:
Compreender a jornada do cliente, tanto no ambiente físico quanto digital, é um desafio. Entender quais soluções atendem a cada estágio do consumo e operação é uma dificuldade comum para operações de todos os portes.
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Métricas: O que Analisar e Quando Analisar:
Em meio a métricas como CAC, LTV, Taxa de Ocupação, CMV, Churn e ROI, muitos gestores ficam em dúvida sobre o que priorizar em cada fase do negócio e ocasião de serviço. Saber o que observar, como priorizar e agir é uma das três maiores preocupações dos líderes de operações de foodservice.
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Sustentabilidade versus Eficiência:
Na busca por operações sustentáveis, há uma motivação para adotar soluções que aumentem a eficiência e reduzam o desperdício, energia e água. Ao mesmo tempo, há um foco em como essas ações agregam valor à marca e elevam a satisfação dos clientes. Soluções tecnológicas que trazem maior transparência e clareza sobre o impacto das ações são vantajosas, tanto internamente quanto para o público.
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