Galunion Insights traz oportunidades e tendências do foodservice
A 6ª edição do Galunion Insights foi uma intensa troca de informações sobre o mercado de alimentação fora do lar. O evento anual da Galunion reuniu mais de 200 profissionais de 125 marcas do setor durante uma manhã inteira. Todos estavam ali pelo mesmo motivo: conhecer as principais novidades, inspirações e tendências do foodservice.
O bate-papo começou já no café de boas vindas, com uma interação acalorada entre os participantes. Enquanto uns contavam para os colegas os novos passos e lançamentos do seu negócio, outros trocavam cartões e conversavam sobre oportunidades de parceria.
A conversa só parou quando deu a hora da primeira palestra, que aconteceu em uma das salas de cinema do Morumbi Town Shopping. O espaço foi uma experiência à parte. Isso porque o público assistiu às apresentações e vídeos na tela gigante da sala Cinépic, acomodado em cadeiras bastante confortáveis.
Tendências do foodservice da NRA Show 2018
Antes de mais nada, a programação começou com a fala da Simone Galante, sócia-fundadora e CEO da Galunion. Ela trouxe o melhor do que a equipe Galunion que esteve em Chicago viu durante a Missão Técnica Galunion na NRA Show 2018, que aconteceu entre 18 e 23 de maio deste ano e teve apoio da ABF (Associação Brasileira Franchising).
A missão levou mais de 40 executivos de diversas áreas do foodservice: ensino, tecnologia, indústria, operação e equipamentos. Além de visitar a feira, os integrantes fizeram visitas técnicas, tiveram palestras exclusivas, bem como participaram de uma agitada agenda de eventos sociais.
“Nosso papel, mais do que curador, foi ser catalisador uns dos outros, com liberdade e diversão. Isso trouxe uma energia muito boa para o grupo e ajudou a aumentar a velocidade de troca de conhecimento e insights.”
– Simone Galante, CEO da Galunion, sobre a Missão Técnica na NRA Show 2018
Falando da feira, as três grandes tendências do foodservice vistas pela equipe Galunion em Chicago foram:
- Alimentação a base de plantas
- Tempo é a nova moeda
- Robôs e automação
A CEO da Galunion trouxe um vasto conteúdo sobre as pesquisas, com diagnósticos importantes sobre as oportunidades e tendências do foodservice.
Novidade na Galunion: inovação tecnológica
Na sequência, ouvimos a fala do Fabio Gandour, especialista em tecnologia e inovação e ex-cientista chefe da IBM. De antemão, ele explicou que um de seus propósitos de vida é colocar a tecnologia a serviço de todas as pessoas. O outro, mais recente, é usar metodologias científicas para ajudar na gestão de negócios. Enfim, ver a ciência como negócio.
Foi assim que Fabio apresentou a nova oferta do cardápio da Galunion para seus clientes. Trata-se de uma análise estratégica para incorporação de novas tecnologias na cadeia de valor do foodservice. Um dos conceitos usado por ele é a SSME, Service Science Management Engineering. Em suma, SSME é a ciência que cuida da formação de profissionais para prestação de serviços. Assim, ela é a base deste novo serviço da Galunion.
Panorama do mercado vegetariano
Logo depois foi a vez de conhecer novos dados sobre o mercado vegetariano no Brasil. Claudia Algranti, especialista da Galunion em inteligência de mercado e marketing, mostrou os resultados da pesquisa feita pela consultoria sobre o tema.
Claudia contou que desde 2016 a Galunion tem desenvolvido diversos estudos sobre o mercado de foodservice. Os estudos se debruçam sobre tendências do foodservice, bem como temas relevantes para o setor. “Muitas vezes esses temas são provocados pelos nossos clientes e a gente agradece essa contribuição”, disse.
Na fase inicial do estudo sobre o mercado vegetariano, a Galunion se aprofundou sobre os diversos subgrupos dentro do vegetarianismo e suas crenças, além dos grupos simpatizantes, principalmente os reducitarianos e os flexitarianos. Uma das grandes descobertas do estudo é que 98% dos vegetarianos faz refeições fora de casa, inclusive numa frequência bastante semelhante à dos consumidores não vegetarianos.
Ao contrário do que parece, os vegetarianos frequentam estabelecimentos e restaurantes de todos os tipos. Para os vegetarianos, o frescor dos alimentos e ingredientes de qualidade são atributos extremamente relevantes no momento de escolha de um restaurante. Ou seja, além de crescente, a tendência está diretamente ligada com o setor de foodservice.
Os palestrantes, da esquerda para a direita: Claudia Algranti, Simone Galante e Fabio Gandour.
Oportunidades da alimentação fora do lar
A conclusão da 6ª edição do Galunion Insights veio com um sopro de inspiração e esperança. Simone Galante, CEO da Galunion, assumiu novamente o microfone para falar o que gera valor para consumidores e investidores.
Os elementos destacados por ela foram:
- Simples e sem atrito
- Experiência
- Integração tecnológica
- Conveniência
- Ache seu foco
- Um estilo de vida
- Seja autêntico
- Oferta vencedora
Segundo Simone, esses princípios também geram maior engajamento e relevância para os consumidores. Ao mesmo tempo, quanto mais elementos ativos, maior a valorização para os investidores. A partir disso, os participantes do evento puderam conhecer a fundo cinco cases brasileiros que contemplam esses fundamentos.
Por fim, a CEO da Galunion falou sobre a importância de desaprender para poder mudar, parafraseando Albert Einstein: “Nós não podemos resolver nossos problemas com os mesmos pensamentos que usamos quando nós os criamos.” Simone encerrou o evento desejando que todos possam fazer boas escolhas para construir um futuro de sucesso. E sempre vale lembrar: pode contar com a Galunion nessa jornada!